A partir de segunda-feira, 1º de agosto, a Casa do Trabalhador de Barueri, órgão vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho da Prefeitura, começa operar um novo sistema de entrada de seguro-desemprego.
A mudança atende a uma medida do Ministério do Trabalho, que decidiu apertar o cerco contra supostos pagamentos indevidos do seguro-desemprego. O novo software que habilita os pedidos no Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado bloqueia o beneficio se houver uma vaga compatível com o perfil do trabalhador nos bancos de dados do governo. No caso de Barueri, será a Casa do Trabalhador.
Para se habilitar ao seguro, a partir de agora o trabalhador precisa participar de um processo seletivo indicado pelo Sine na chamada “carta de encaminhamento”. Se recusar a vaga, o seguro só será pago se a justificativa do trabalhador for aceita pelo Sine. Caso a empresa não aceitar o trabalhador, ele será pago, mas será monitorado para comparecer nas próximas entrevistas.
O coordenador Ricardo Alexandre da Silva explica como será o atendimento desse novo sistema a população: “Antes as pessoas gastavam 15 minutos para preencher duas páginas. Com esse novo sistema, agora serão oito páginas. Pedimos a população paciência na hora de dar entrada no seguro-desemprego”.
A Casa do Trabalhador atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Ganha Tempo de Barueri – avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro. Telefone: 4199-1291.