Na terça-feira (5/7), aconteceu no Centro de Referência da Mulher de Caucaia do Alto a abertura do curso de Aproveitamento de Alimentos, uma realização do Sindicato Rural e Secretaria de Cultura e Turismo, através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Aproximadamente 15 moradores estão participando do curso, entre mulheres do Centro de Referência e senhoras da Associação Japonesa. A abertura contou com a presença da secretária da Mulher, Ângela Maluf, do coordenador dos cursos do Sindicato Rural – Rodolfo Guariglia, e de Malu Bianchi, do Departamento de Turismo.
Os temas abordados foram técnicas de reaproveitamento de cascas, caules, talos; higienização e armazenamento de alimentos; e informações nutricionais dos alimentos.
Os alunos prepararam diversas receitas, tais como: tempurá de legumes, croquete de carne c/ talos e folhas, suco de mandioca, hambúrguer de abobrinha, salada de casca de abóbora, bife de casca de banana empanada, arroz enriquecido com talos, salada de palmito da casca da mandioca, cocada de cenoura e bolo, doce de casca de melancia, bolo de casca de laranja e torta de pão com banana.
“É o programa ‘diga não ao desperdício’. Reciclar alimentos é uma alternativa barata e prazerosa, que promove resultados positivos do ponto de vista nutricional e econômico”, enfatizou a secretária Ângela. “Queremos agradecer a Associação Japonesa de Caucaia que cedeu o espaço e o equipamento adequado para a realização do nosso evento”.
O curso foi ministrado pela Engenheira Agrônoma Flávia Tirlone.
“Este curso é o primeiro de 2011, mas uma série de outros estão programados para os próximos meses. No final de julho vai acontecer o Técnicas e Formas de Associação Comunitária, um curso de especialização direcionado aos expositores da Ecofeira, para amadurecimento do processo de organização do grupo. Ainda em julho, e com vagas disponíveis, teremos um curso de artesanato bem interessante, que é o artefatos com folhas de palmeira jerivá, típica de nossa região, onde os participantes aprenderão a coletar a matéria-prima, tratá-la, e trançá-la para transformar em esteiras, chapéus e bolsas”, afirmou Cristina Oka.
Mais informações sobre as iniciativas podem ser obtidas no Departamento de Turismo, pelo telefone 4614-2952.