Centro de Memória e Integração Cultural de Santana de Parnaíba recebe exposição “A Divina São Luiz do Paraitinga” nesta sexta (01/07)

O Centro de Memória e Integração Cultural (CEMIC) – espaço mantido pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, localizado no Largo da Matriz, 49, Centro Histórico – recebe, nesta sexta-feira (01/07), a exposição itinerante “A Divina São Luiz do Paraitinga”. Organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), a mostra fotográfica fica em cartaz no município até o dia 08 de julho.
A exposição reúne fotos que fazem parte do livro “O Divino em festa – São Luiz do Paraitinga”, da fotógrafa Nana Vieira, lançado em dezembro de 2008 pela Editora Terra Virgem.
As fotografias presentes no livro e na exposição são resultados de nove anos de trabalho de Nana Vieira, que conviveu com a comunidade e com o patrimônio cultural da cidade São Luiz do Paraitinga, um município de 242 anos, localizada no Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo. A cidade sofreu uma forte enchente na virada de 2009 para 2010 e teve seu Centro Histórico bastante destruído. A mostra relata a Festa do Divino na cidade antes desse acontecimento.
A mostra retrata a tradicional Festa do Divino, que acontece anualmente no município e reúne milhares de pessoas. O evento, de origem portuguesa, é um culto ao Espírito Santo – que representa Deus na forma de ser um humano e que para os cristãos faz parte da Santíssima Trindade. A festa começa sempre na sexta-feira de pentecostes comemorado 50 dias após o domingo de Páscoa e tem a duração de dez dias. Ao longo deste período, acontecem na cidade diversas procissões e novenas, apresentações de congada, de moçambique e de dança de fita.
Nascida em São Paulo, Nana Vieira fotografa profissionalmente há onze anos. Os temas trabalhados por ela passam por natureza, retratos e celebrações. Entre publicações em livros e revistas, destacam-se exposições coletivas na Sala São Paulo, Galeria Imã, Galeria Spazio Surreale e individual na Biblioteca Mário de Andrade. Recentemente, Nana Vieira teve participações premiadas na 8ª Bienal Internacional de Arte de Roma e na 7ª Bienal Internacional de Arte de Florença, em 2009. Neste último lugar, a fotógrafa expôs quatro fotos publicadas em seu livro.
A exposição é gratuita e estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no sábado das 11h às 17h, e no domingo, das 9h às 17h. O telefone para mais informações é o 4154-6251.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco