ESN: 16675-080201-838850-87
“Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira
já queimou o meu amor”.
Os versos da cantiga tão conhecida por todos nós dão o verdadeiro tom do que está acontecendo com as obras da Copa do Mundo. Enquanto o sigilo não vem, as revelações sobre os valores envolvidos e as mudanças nos orçamentos já aprovados e modificados agora, com a aprovação do Regime Diferenciado de Contratação, assustam e revelam o verdadeiro “Arraiá da Mamata” que está sendo montado a pleno vapor para fazer com que o nosso suado dinheirinho passe o mais rápido possível para as mãos de empresários corruptores, cofres de partidos e contas correntes de políticos nos mais variados paraísos fiscais do planeta.
As informações divulgadas na última avaliação dos projetos e obras já demonstram que os custos envolvidos irão para a estratosfera mais rapidamente que o ônibus espacial. Só para que você tenha uma ideia o orçamento inicial que era de 2,1 bilhões de reais sofreu uma “pequena correção” para 7 bilhões de reais. Se compararmos com o que aconteceu nos Jogos Pan Americanos, quando o orçamento original era de 450 milhões e a conta final ficou pela bagatela de 3,4 bilhões de reais; percebemos rapidamente que há um enorme espaço para muita grana ir para o ralo.(*)
Tendo em vista o mesmo Pan Americano, a maioria dos investimentos ficou enfiada em elefantes brancos que perderam totalmente a utilidade após os jogos e apodrecem ao sol na cidade maravilhosa. Assim será com os estádios em Brasília, na Bahia e em outros estados que terão ampliações e construções de novos estádios para um público pós Copa do Mundo incapaz de usá-los em sua plenitude.
Enquanto isso, coisas básicas como o saneamento avançam em ritmo “acelerado”, segundo o governo federal, e atingirão a meta de 100% dos domicílios brasileiros atendidos por água encanada e coleta de esgoto em pouquíssimo tempo. Os números do próprio governo calculam que, no tal “ritmo acelerado” se complete as obras em “apenas” cem anos.
Mas, se você acha que os 7 bilhões do orçamento atual já são um absurdo para um país onde 80% da população tem que pisar em seus dejetos para entrar ou sair de casa, as escolas são máquinas de "emburrecer" e os hospitais máquinas de matar não fique assustado; mas, o Ministério dos Esportes revelou em um relatório elaborado em Janeiro deste ano que os gastos totais apenas com a Copa do Mundo chegarão à bagatela dos 24,5 bilhões de reais com o Regime Diferenciado de Contratação.
Resta ao brasileiro fazer as contas e avaliar se tudo o que está sendo gasto retornará em melhoria de vida ou em serviços para a população. Até agora, mesmo com todo o aquecimento provocado pelas obras e pela realização do evento, o custo-benefício ainda está longe de ser positivo. Mas isso é claro, apenas para o povo. Pois, para empreiteiros, partidos e políticos a Copa do Mundo é um verdadeiro “Arraiá da Mamata”.
Só nos resta mesmo pedir ajuda a São Pedro.
Pense nisso.
**********
(*) Todos os dados referentes aos valores, gastos e orçamentos são fornecidos pela ONG Contas Abertas.
Copyright © 2007
Dieser Feed ist nur für den persönlichen, nicht gewerblichen Gebrauch bestimmt.
Eine Verwendung dieses Feeds auf anderen Webseiten verstößt gegen das Urheberrecht. Wenn Sie diesen Inhalt nicht in Ihrem News-Reader lesen, so macht sich die Seite, die Sie betrachten, der Urheberrechtsverletzung schuldig. (digitalfingerprint: )
Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com