A Prefeitura de Cotia vai construir uma quadra poliesportiva e uma academia ao ar livre no bairro Santa Isabel, popularmente conhecido como “comunidade do Chiclete”. As obras começarão em julho e integram uma série de investimentos que serão feitos pelo governo municipal na região do quilômetro 21.
A novidade foi anunciada na manhã desta segunda-feira (13/6) pelo prefeito Carlão Camargo, que esteve no local acompanhado dos secretários Angela Maluf (Mulher) e Luis Gustavo Napolitano (adjunto de Obras da Granja Viana), da Presidente do Fundo Social Mara Camargo, além do Presidente da Câmara Paulinho Lenha e do vereador Rogério Franco.
De acordo com Carlão, a quadra poliesportiva e a academia ao ar livre serão construídas nos mesmos moldes da área de lazer do Atalaia, recentemente inaugurada. “A construção desse espaço tem o objetivo de garantir mais oportunidades à população. O incentivo ao lazer e ao esporte é fundamental para estimular a cidadania e combater as drogas”.
O bairro Santa Isabel está localizado na divisa entre Cotia e Carapicuiba e comprova a preocupação da Prefeitura em levar mais infraestrutura para todas as regiões. “As áreas de divisa normalmente sofrem com a omissão dos governos, mas isso não ocorre em Cotia. No sábado inauguramos uma grande obra de revitalização no Jardim Elias, divisa de Cotia com Vargem Grande Paulista, e hoje estamos aqui na Favela do Chiclete para anunciar um investimento importante, que vai gerar mais qualidade de vida para todos”.
Reivindicação atendida
Os moradores presentes ficaram felizes com a novidade. “Nossa comunidade não tem área de lazer e essa quadra vai ajudar muito, pois ampliará os horizontes de nossas crianças e adolescentes”, falou Maria Aparecida Alves de Oliveira. “A Prefeitura está mostrando que não nos vê somente como contribuintes; para esse governo, somos cidadãos e merecemos respeito”, completou.
O bairro tem mais de 1.000 moradores e aproximadamente 150 residências. Fernando Guedes de Almeida, presidente da Associação do km 21 – que congrega os bairros Santa Isabel, Santa Ângela e Santa Maria, ressaltou o valor da união entre comunidade e poder público. “Estamos lutando há muitos anos por melhorias para nossa região. Agora, recebemos com grande alegria essa notícia, pois vemos que o prefeito, os secretários e os vereadores estão empenhados em ajudar nossos moradores”.
Obras de macrodrenagem vão acabar com enchentes
No final do mês, a Prefeitura também iniciará as obras de macrodrenagem no córrego do 21, passando pela Rua do Cristo até a Rua Poker. “Trocaremos os tubos por aduelas, faremos a limpeza do rio e implantaremos novas galerias para resolver o problema de enchentes que afetam a região nas temporadas de chuvas”, explicou o secretário de Obras e Serviços, Benedito Simões.
Segundo ele, o córrego também será contemplado pelo Plano de Manejo das Águas lançado pela Sabesp na semana passada, que construirá parques lineares ao longo de todo rio Cotia. “São melhorias que vão incidir diretamente na qualidade de vida da população. O prefeito está atento às necessidades dos bairros do km 21, no que se refere à infraestrutura e outros equipamentos públicos”.