Secretaria da Saúde de Cotia promove III Encontro da Luta Antimanicomial

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou na terça-feira (17/5) o III Encontro da Luta Antimanicomial na cidade. O evento acontece até quinta-feira (19/5) e reúne uma série de ações para conscientizar a sociedade sobre a importância de acolher e integrar os pacientes com transtornos mentais. Nesta quarta-feira (18/5) é comemorado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

A abertura do evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e teve como tema “Respeitando as Diferenças”. O secretário da Saúde – Antonio Melo, abriu a tarde de palestras, destacando que os pacientes cotianos contam com um programa especial de saúde mental. “Através do Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS, desenvolvemos atividades laborais e terapêuticas com jovens e adultos. É um trabalho que reflete diretamente na qualidade de vida de famílias inteiras”, disse.

O secretário da Saúde reafirmou o compromisso em ampliar os serviços de assistência psicológica e psiquiátrica no município. “Criaremos o CAPS infantil nos próximos meses, para apoiar o Ceic, a Apae e o Cotolengo. No segundo semestre, implantaremos o CAPS-AD, para atender dependentes químicos e, em 2012, inauguraremos o CAPS terapêutico”, antecipou.

Paralelamente Antonio Melo destacou que com a reestruturação do Programa de Saúde da Família (PSF), os postos de saúde deverão ter equipes com psicólogos e psiquiatras para que pessoas portadoras de doenças ou distúrbios mentais sejam atendidas perto de suas casas.

Segundo Neide Bizarro, coordenadora do CAPS, há 350 pacientes inscritos no centro de apoio, sendo que 180 são acompanhadas permanentemente. O principal diagnóstico é a esquizofrenia, distúrbio que se caracteriza classicamente por alterações do pensamento e alucinações e que se manifesta tanto em homens como mulheres na faixa etária entre 15 e 26 anos de idade. “Por incrível que pareça, a família ainda é o principal empecilho para a melhora das pessoas com algum problema mental. A família demora a aceitar que seu filho ou outro parente tenha uma doença mental, o que prejudica o tratamento”, explicou.

A secretária da Mulher – Ângela Maluf, se emocionou ao relembrar alguns momentos de sua vida e destacou a importância de respeitar as diferenças. O coordenador de Saúde Mental, Dr. Messias, enfatizou a importância de se criar políticas públicas para os pacientes com doenças mentais; e a coordenadora do CAPS, Neide Bizarro, foi responsável por uma encenação para sensibilizar os participantes. A assistente social Terezinha Aleixo comentou o atendimento oferecido nas cidades e enalteceu as iniciativas locais.

Durante o encontro, pacientes, familiares e profissionais foram convidados a carimbar com as mãos uma bandeira branca, como forma simbólica de dizer não ao preconceito e a discriminação. O primeiro a carimbar a bandeira foi o secretário Antonio Melo.

Estiveram presentes a secretária da Mulher – Ângela Maluf, e os vereadores Beto Rodovalho Alcides Esquisito e Neto.

Saiba mais

O Movimento Antimanicomial visa conscientizar a população para que as pessoas com sofrimento mental sejam cada vez mais acolhidas, cuidadas e tratadas como sujeitos com direito de estar no convívio social, e receberem apoio especial para sua reinserção na sociedade.

Estimativas do Ministério da Saúde apontam que entre 18% e 20% da população do país tem algum tipo de distúrbio mental.

No CAPS II, cerca de 304 pessoas são atendidas por uma equipe de profissionais da saúde. Os familiares também recebem atendimento e orientação para que saibam como lidar com o paciente.

Pacientes e familiares criaram um conselho composto por 22 pessoas, com o intuito de resgatar o respeito, estabelecer as prioridades e necessidades das pessoas com transtorno mental.

O CAPS II fica na rua Cerro Azul, 156, Jardim Sabiá. Informações pelo telefone: 4148.5674.


Programação

Nesta quarta-feira (18/5) haverá o Baile “Maluco Beleza” na ASSA Granja Viana (Associação Santo Antonio). E na quinta-feira, será exibido o filme “Estamira e Um Outro Olhar”, com debate e discussão entre os participantes, no CAPS II.

Dia 18/05 – Baile Maluco Beleza ?Local: ASSA – Associação Santo Antônio ?Rua Santo Antonio, 406 – Granja Viana ?Horário: 14h às 17h

Dia 19/05 – Filmes: Estamira e Um Outro Olhar ?Debate e Discussão ?Local: CAPS II – Rua Cerro Azul, 156 – Jardim Sabiá ?Horário 14h às 16h

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco