Na terça-feira, 10, o prefeito Rubens Furlan, acompanhado pelo vice-prefeito Carlos Zicardi, aniversariante do dia, e o governador Geraldo Alckmin inauguraram a Etec de Barueri, na rua João Batista Soares, 440, atrás da Câmara Municipal de Barueri, no Novo Centro Comercial (bairro Centro).
Na ocasião, Alckmin elogiou a estrutura da cidade, dizendo que “Barueri é a terra das boas escolas do Estado de São Paulo”.
O evento reuniu cerca de mil pessoas nas dependências do prédio construído pela Prefeitura de Barueri, que também doou o terreno e passou à gestão do Estado. Foi assim com a Fatec Barueri e o Senai Barueri, entregue à administração da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
A inauguração da nova unidade de ensino técnico da cidade foi prestigiada pela deputada federal Bruna Furlan, pelo deputado estadual Marcos Neves, pela prefeita de Jandira, Anabel Sabatine, pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa; pelo presidente da Câmara de Barueri, Josué Pereira da Silva (Jô), pela superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; pela diretora da Etec Barueri, Lucilene Luciano; pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Sônia Furlan; vereadores, secretários e educadores, além de outras autoridades estaduais e regionais.
Em seus discursos, as autoridades destacaram os investimentos de Barueri, ressaltando que a educação é o principal caminho para formação das pessoas.
Para o prefeito de Barueri a entrega da nova unidade significa a coroação de uma nova oportunidade à população, por intermédio da educação. “Passamos de um para oito escolas de ensino técnico, sendo seis ITBs – Institutos Técnicos de Barueri e duas EEFMTs – Escolas de Ensino Fundamental, Médio e Técnico; Fatec e agora a Etec, além do Senai e escolas maternais, escolas de educação infantil e de ensino fundamental, incluindo unidades de período integral”, explicou Rubens Furlan .
De acordo com a deputada federal Bruna Furlan, o governo de Barueri “está pavimentando a cidade para o futuro, preparando os jovens para o mercado de trabalho”.
O deputado estadual Marcos Neves disse que o prefeito Rubens Furlan está fazendo um grande trabalho para ficar na história de Barueri. “Estudar é o melhor caminho para o futuro do cidadão. A Etec completa a boa educação que Barueri já tem. Fico feliz em visitar Barueri, uma cidade que se prospera a cada dia”.
Excelente escola
O governador Geraldo Alckmin disse que o prefeito Rubens Furlan é parceiro para valer, pois a Etec de Barueri é excelente, uma das melhores do Estado de São Paulo. “Sinto-me alegre em estarmos juntos para inaugurarmos essa obra construída com dinheiro da Prefeitura de Barueri, um prédio novinho, zero km”, disse Alckmin, anunciando que a partir do próximo ano a Etec Barueri terá ensino médio integrado. “O aluno que terminar o curso técnico já sai com diploma, consegue emprego e, se quiser, pode continuar os estudos fazendo a Fatec. E tudo de graça”, completou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia também enalteceu a nova unidade. “É uma escola muito bonita”, disse Paulo Alexandre Barbosa, ressaltando ainda que 80% dos formandos nas Etecs conseguem emprego no primeiro ano de conclusão de cursos.
A obra
A Etec de Barueri soma 6.283,00 m² de área construída. Possui as principais instalações: dois laboratórios de informática, 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de ciências, enfermagem e segurança do trabalho; pátio, sala de modelagem/confecção e máquinas; auditório, copa/cozinha, elevador, estacionamento, quadra coberta e vestiários.
Atividades
A Etec iniciou as atividades no dia 7 de fevereiro deste ano, oferecendo 120 vagas, sendo 40 para o curso de enfermagem (à tarde) e 80 vagas para o curso técnico em segurança do trabalho (à noite).
Vestibulinho
Para o segundo semestre, a Etec Barueri está disponibilizando mais 100 vagas para os cursos já oferecidos, ou seja, enfermagem (60 vagas no período da tarde) e técnico em segurança do trabalho (40 vagas à noite). As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio. É eletrônica e pode ser feita por intermédio do site www.vestibulinhoetec.com.br. No último dia, o prazo termina às 15 horas. O exame será no dia 19 de junho. Mais informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades).