A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), está realizando uma ação para fiscalizar o transporte escolar no município. No final de abril, agentes efetuaram uma blitz na região da Granja Viana para vistoriar documentação, higiene veicular, embarque e desembarque de alunos. Na quarta-feira (4/5), a operação aconteceu no quilômetro 21 da Rodovia Raposo Tavares.
De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Claudio Olores, a blitz tem o objetivo de assegurar a segurança dos alunos. “Muitos condutores não aceitaram fazer a inspeção veicular neste ano, por este motivo, decidimos prorrogar as blitz para o mês de maio. Há veículos irregulares com condições precárias para uso e precisamos deixar o serviço melhor”, explicou.
As blitz são realizadas em pontos estratégicos, a fim de constatar e autuar eventuais infrações e irregularidades, de forma preventiva e respeitando sempre os alunos que são transportados. “Vale destacar que nessas operações nós não apreendemos o veículo com criança dentro. O condutor é notificado para comparecer ao departamento de alvarás e regularizar a sua documentação”, disse.
Os operadores escolares de outros municípios que trazem as crianças para estudar em Cotia, também passam pela blitz. Além do alvará regularizado na cidade de origem, o veículo precisa de uma autorização que é concedida pelo Demutran de Cotia após passar por inspeção veicular, para circular no município de Cotia.
O secretário ressaltou que para suprir os veículos que serão apreendidos, a Secretaria está convocando, através do Demutran, 50 condutores em ordem cronológica para providenciar o alvará.
No início de 2011, foi estendido o prazo para renovação de alvarás. É obrigatória a inspeção veicular do transporte público municipal de Cotia, para cumprir as exigências da lei.
Mais informações: 4243-1215.