A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, realizou na tarde de terça-feira, 3 de maio, mais uma edição do projeto “Cinema Inclusão”, que consiste na exibição de filmes com recursos de acessibilidade. Desta vez, 23 alunos da turma do maternal da creche José Espinosa, no Jardim Conceição, tiveram a oportunidade de assistir animações com o objetivo de trabalhar a importância do conceito de inclusão nas escolas.
A ação é desenvolvida com assessoria da associação Mais Diferenças. O projeto percorre desde outubro do ano passado as unidades educacionais oferecendo às crianças curtas-metragens nacionais com tradução para LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), áudio descrição (para pessoas com deficiência visual) e legenda oculta (conhecida como closet caption, indicada para pessoas com deficiência auditiva).
Além da exibição do filme, cada unidade recebe uma caixa que contém um kit para exibição: panos pretos para escurecer a sala, tela branca para projeção, DVDs, encartes com sugestões de atividades e vendas para os olhos. Após a apresentação dos filmes, os alunos costumam se sentar em roda e têm uma conversa sobre o que foi visto, além de realizarem atividades propostas pela professora e psicóloga, sempre abordando a temática da inclusão e acessibilidade. O objetivo é oferecer a possibilidade de assistir filmes na infância, além de enriquecer a proposta pedagógica com o tema inclusão.
“Faremos um trabalho de enfrentamento da realidade e desenvolvimento das habilidades motoras porque elas [crianças] são pequenininhas. Elas trabalharão com massinhas e será bastante despertado o lado lúdico”, ressaltou a diretora da unidade Ruth Vieira de Carvalho Goudinho, que se mostrou confiante com o sucesso da exibição dos filmes pela primeira vez na sua escola.
Para a pequena Carol, de 3 anos e 6 meses, um dos filmes (Animando) lembrou sua mãe. “A bonequinha estava com um vestidinho lindo, parecia o da minha mamãe. Gostei bastante do desenho e vou fazer um”, disse ela, que assistia ao filme com os olhos vidrados no telão.
De acordo com Nana Navarro, psicóloga da associação Mais Diferença, “o objetivo é apresentar o cinema em sala de aula”. Segundo ela, foi utilizado também o material de apoio pedagógico para colaborar com o audiovisual.
Os filmes serão exibidos em todas as unidades, desde creches até as salas de EJA, contando com a participação de uma ou duas classes por período, indicadas pela escola. Os filmes exibidos e a atividade posterior são escolhidos de acordo com a modalidade de ensino. As sessões acontecem as terças, quartas e quintas feiras. Em 2010, houve 57 apresentações.
Os filmes escolhidos para a exibição no Cinema Inclusão para EMEI são: Os Olhos do Pianista (Animação/ De Frederico Pinto/ 2005/ 5 min./ RS). Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta. Para EMEF: O anão que virou gigante (Animação/De Marão /2008/10min./RJ). A improvável – todavia autêntica – história do anão que virou gigante. Menino que até aos 12 anos era anão e depois dos 20 tem crescimento exacerbado. Aborda o processo de exclusão vivido por esse menino na infância, por se tratar de uma pessoa de baixa estatura, e como esse fator foi determinante para a constituição de sua personalidade. Aos 20 anos, o mesmo se depara com um processo inverso. Para EJA: Dedicatórias (Ficção/De Eduardo Vaisman/1997/15min/RJ). Mulher solitária procura o amor através de dedicatórias amorosas de livros antigos. Eu não quero voltar sozinho (Ficção/ De Daniel Ribeiro/2010/17min/SP). A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana, entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.
Para todas as modalidades: Animando (Animação/ De Marcos Magalhães/ 1983/ 13min/ RJ). As várias técnicas de animação no cinema, em filme realizado em parte nos estúdios do National Film Board do Canadá.