Renovação da frota faz parte dos contratos de concessão do serviço. Novos ônibus já estão em circulação e atendem as linhas da zona Sul da cidade
O prefeito de Osasco Emidio de Souza acompanhado do deputado federal João Paulo Cunha (Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal), entregou na manhã de quinta-feira, 31 de março, 20 novos ônibus que integrarão a frota das linhas municipais. Os ônibus foram incorporados às linhas operadas pela viação Osasco e atendem principalmente os usuários da zona Sul da cidade, beneficiando o Jardim Santa Maria, Veloso, Novo Osasco, Metalúrgicos e Santo Antônio.
De acordo com o presidente da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), Valdir Roque, a renovação da frota faz parte do contrato de concessão do serviço de transporte. “Além de novos, esses veículos contam com todas as condições de acessibilidade, garantindo transporte com qualidade e conforto aos usuários”.
Já o diretor da Viação Osasco, Antônio João Santos, forneceu detalhes sobre os novos veículos, que contam com elevador para portadores de necessidades especiais, assentos reservados para idosos, deficientes, gestantes e obesos e ainda corrimão especial, em material mais áspero, que indica aos deficientes visuais a proximidade das catracas.
“Por lei, todos os ônibus devem ter elevador até 2014. Atualmente, 60% de nossa frota já conta com esse benefício, sendo que há pelo menos um veículo adaptado em cada uma das linhas que operamos”, explicou.
Osasco está em constante renovação de sua frota. “Para as concessões nós impomos diversas condições e uma dela é a renovação da frota e a acessibilidade e isso tem sido cumprido a risca. Osasco hoje tem a frota mais nova do país com a idade média de 4 anos e meio de uso o que garante mais conforto e segurança para a população”, disse o prefeito Emidio.
Já o deputado João Paulo Cunha, ressaltou que esse é um passo muito importante. “Essa renovação é para melhorar cada vez mais o serviço de transporte coletivo de Osasco. Com essas medidas as pessoas portadoras de necessidades especiais também tem o seu merecido reconhecimento”, afirmou.
Também estavam presentes na entrega os secretários Jorge Lapas (Governo) e Waldyr Ribeiro Filho (Transporte e Mobilidade Urbana), e a diretora do departamento de Comunicação, Emília Cordeiro, dentre outras autoridades.