ESN: 16675-080201-838850-87
Ontem (23/03) foi baleado em Copacabana – Zona Sul do Rio de Janeiro – o blogueiro Ricardo Gama. Alvo de três tiros: um no rosto, um no pescoço e outro no tórax. Por sorte, não corre risco de morrer e está em condições de saúde razoáveis, após sofrer uma cirurgia no Hospital Copa D’Or.
Conhecido pela linha editorial polêmica, o Blog do Ricardo Gama é famoso entre os cariocas por fazer denúncias gravíssimas contra as administrações de Sérgio Cabral e Eduardo Paes e diversos outros políticos do estado. Em matérias recentes, Ricardo vinha levantando informações sobre crimes cometidos por policiais e denunciava o envolvimento de empresários com o tráfico de drogas.
O atentado, ocorrido à luz do dia e em uma rua movimentada de um dos bairros mais conhecidos do planeta, mostra que mesmo um pequeno blog – que evidentemente não tem a penetração e a relevância de uma grande rede de comunicação – pode incomodar os poderosos e os grupos criminosos que os apóiam.
O ocorrido também demonstra claramente como é perigosa a profissão a qual nos dedicamos e catapulta o Rio de Janeiro para uma realidade que só víamos no interior do país ou em pleno século XIX onde jagunços eram contratados para calar a boca de profissionais dos meios de comunicação.
Infelizmente, para nós editores de blogs políticos, a coisa fica ainda pior porque atuamos a margem das instituições que protegem os profissionais da comunicação. A independência que nos caracteriza e atrai a audiência para nossas opiniões e matérias, em complemento a dos órgãos de imprensa tradicionais, é a também o ponto fraco de todo blog e expõe seu editor a toda sorte de violências. Xingamentos, ameaças de morte, ameaças de processos judiciais são parte do dia a dia de quem escreve sobre política no Brasil de hoje.
Como não há uma entidade maior que nos proteja; garanta qualquer tipo de assessoria ou nos socorra em momentos como este, o editor de blogs é presa fácil para qualquer pessoa que deseje calar a voz que clama apontando suas mazelas e crimes.
Ignorados pelos sindicatos dos profissionais da comunicação; trabalhando por conta própria e sem apoio de grandes empresas e seus departamentos jurídicos, o blogueiro que leva a sério o seu trabalho e opta por escrever sobre política – levando uma visão independente a um cenário repleto de conchavos, acertos, maracutaias e da dependência de verbas publicitárias públicas – é hoje um alvo fácil para os grupos criminosos que se servem do Judiciário ou mesmo de atos criminosos contra nós; trafegando impunemente por todas esferas de poder em nosso país.
O Visão Panorâmica e seu editor fazem votos de que o Ricardo se restabeleça o mais rápido possível e volte à ativa com a mesma garra e com a mesma virulência que sempre o caracterizaram. Afinal de contas, mesmo estando na mira do crime, a liberdade de expressão deve ser exercida e usada como arma contra os grupos que desejam calar as nossas vozes.
Os maus políticos, os canalhas, os criminosos e os aproveitadores de plantão devem saber que vozes independentes continuarão se erguendo – uma após a outra – de alguma forma para clamar nas trevas da podridão em que a política de nosso país está mergulhada.
Enquanto nos for possível, continuaremos lutando por um Brasil melhor, mais justo e livre dos canalhas que sugam a riqueza de nosso povo.
Pense nisso.
**********
Copyright © 2007
Dieser Feed ist nur für den persönlichen, nicht gewerblichen Gebrauch bestimmt.
Eine Verwendung dieses Feeds auf anderen Webseiten verstößt gegen das Urheberrecht. Wenn Sie diesen Inhalt nicht in Ihrem News-Reader lesen, so macht sich die Seite, die Sie betrachten, der Urheberrechtsverletzung schuldig. (digitalfingerprint: )
Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com
RICARDO GAMA, O BLOG POLÍTICO E A LIBERDADE NA MIRA DO CRIME.