O prefeito Carlão Camargo recebeu na manhã desta quarta-feira (16/3) uma comissão de moradores do km 26,5 para discutir melhorias na segurança da região. O encontro contou com a presença do vereador Rogério Franco e dos secretários Cilso Vieira (adjunto de Segurança), Claudio Olores e Silvio Leme (Transportes e Trânsito), Serafim Pereira Monteiro (Esportes), Almir Rodrigues (Indústria e Comércio), Dr. Marcondes Tadeu S. Alegre (Consultor Jurídico adjunto) e José Lopes Filho (Habitação e Urbanismo).
Entre os representantes da comunidade, estavam os presidentes das associações de moradores do Altos da Raposo, São Paulo 2 e Granja Viana II, além de representantes do comércio.
Antes de apresentarem suas reivindicações, os moradores ouviram o prefeito Carlão Camargo, que falou sobre as ações do governo na região. “Implantamos guias, sarjetas, e recapeamos a via; agora vamos colocar pontos de ônibus iluminados na Rua José Giorgi”, afirmou. “Também fizemos parceria para iluminação no São Paulo 2”.
O primeiro assunto da pauta foi a construção de uma base da Guarda Civil Municipal na Praça localizada perto do condomínio Altos da Raposo. A comunidade da região manifestou interesse em firmar parceria com o governo para construção de uma guarita para a corporação. O secretário de Segurança, Cilso Cardoso, falou sobre os aspectos técnicos dessa base e o prefeito ressaltou o cuidado com os guardas que atuam no município. “Estamos à disposição para firmar essa parceria. A única exigência que faço para construir a base da Guarda Civil é desenvolver um projeto que garanta segurança aos nossos policiais, por isso, peço que façam essa proposta em parceria com a nossa Secretaria de Segurança”.
O monitoramento das vias da região também foi discutido. Segundo o secretário Claudio Olores, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settrans) fez uma parceria com o Shopping Granja Viana, que cedeu uma central que será utilizada pela Settrans e pela Guarda Civil no monitoramento de vias. “Estamos instalando hoje uma central de monitoramento, que vai controlar as câmeras já instaladas em vários locais da cidade. Estamos com uma câmera na rua de acesso ao Shopping, outra no retorno do km 23, uma em frente à Prefeitura, uma no Centro e poderemos chegar à José Giorgi se houver parceria da comunidade”, disse.
Olores ressaltou que as câmeras têm grande alcance e capacidade até mesmo para identificar carros acusados de roubos. “A Prefeitura está investindo no monitoramento e espera com isso reduzir consideravelmente o índice de criminalidade na cidade”.
Os moradores falaram sobre a Rua dos Estudantes e receberam a informação do secretário José Lopes de que as empresas daquela região estão se articulando para implantar dispositivos que aumentem a segurança dos motoristas e pedestres, inibindo a ação de marginais.
O prefeito destacou que a Guarda Civil municipal tem um sistema de rondas ostensivas no período das 17h até meia-noite em toda região.
Para que os projetos tenham prosseguimento, uma nova reunião foi agendada para a próxima semana.