Durante todo o mês de março a Secretaria de Saúde de Osasco, através do Programa de Atenção à Saúde da Mulher, realiza uma série de ações de saúde integradas para comemorar o Dia Internacional da Mulher no município.
“São atividades muito importantes visando principalmente a prevenção às doenças que mais comumente atingem as mulheres. Por isso, esperamos contar com uma grande adesão”, explica o secretário da Saúde, Gelso de Lima.
As ações começaram no início do mês com a campanha de sensibilização sobre violência contra a mulher, realizada em salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Osasco, onde a equipe de saúde aborda o tema com os pacientes.
No carnaval, o Programa de Atenção à Saúde da Mulher atuou em conjunto com o Programa DST/AIDS e Hepatites Virais distribuindo preservativos, folhetos explicativos e orientando sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), sexualidade, planejamento familiar e saúde da mulher.
Na última sexta-feira, 11 de março, a equipe do Programa esteve no Instituto de Apoio à Família do Jardim Novo Osasco, onde abordou com um grupo de gestantes o planejamento familiar e os tipos de câncer que acometem as mulheres. Já no sábado, 12, estes assuntos foram tratados na Juventude Cívica de Osasco com as jovens.
Neste mês, a Secretaria de Saúde intensifica também as coletas de sorologia e do exame de papanicolau, que podem ser realizadas nas UBS’s durante a semana. Estes exames poderão ser feitos inclusive no sábado, dia 26 de março, das 9h às 13h, dia em que acontece um mutirão de papanicolau, além de atualização de carteira de vacinação e atividades culturais voltadas à comunidade.
Além disso, entre 14 a 18 de março, acontecem palestras na recepção da Casa da Mulher:
Data
Hora
Tema das palestras
Palestrante
14/mar
14h
Alterações psicológicas na gestação
Dra. Soraya (Psicóloga)
15/mar
9h
Saúde da Mulher
Dra. Ana Rita (Enfermeira)
16/mar
9h30
Fisioterapia na Saúde da Mulher
Dra. Mirian (Fisioterapeuta)
17/mar
9h
Ser Mulher
Dra. Sueli (Psicóloga)
18/mar
10h
A importância do Papanicolau
Dra. Patricia (Enfermeira)
No dia 20 de março, o Programa Saúde da Mulher participará do Programa Voluntários Bradesco, e as equipes irão promover palestras, entregas de materiais informativos e esclarecimentos de dúvidas da população.
Já nos dias 25 e 31 de março, a Roda da Saúde irá abordar o tema saúde da mulher com a projeção do filme “E Agora, Aurora?” que trata de temas como planejamento familiar, violência doméstica, DSTs, gravidez indesejada, autonomia feminina, relação homem versus mulher, sexualidade, auto-estima, entre outros, posterior à discussão na UBS do Jardim D’Ávila e na UBS da Vila Quitaúna, respectivamente.