Casas localizadas em bairros com foco da doença estão sendo visitadas e recebendo aplicação de inseticida.
Com objetivo de intensificar as medidas contra a dengue no município de Cotia, a Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (SUCEN) está prestando apoio à Secretaria Municipal da Saúde de Cotia nas ações para eliminar criadouros do mosquito da dengue em áreas de transmissão da doença.
As casas localizadas em bairros onde houve notificação da doença estão sendo visitadas por funcionários especializados, que estão aplicando o “bloqueio de nebulização”. A função é diminuir a quantidade de inseto adulto nas residências, utilizando um equipamento chamado nebulizador, que expele uma fumaça com inseticida.
“Agentes de saúde entram nas casas acompanhados pelo proprietário, informando os locais em que o tratamento será realizado. Este larvicida é avaliado pelo instituto do Programa Internacional de Segurança Química e usado em âmbito mundial”, disse o secretário Antonio Melo. Segundo ele, o bloqueio de criadouros é feito geralmente em caixas d’agua e bambonas.
Essa ação será realizada enquanto houver focos de transmissão da doença no município. “A Secretaria da Saúde já promoveu operação cata-treco e combate à dengue nos cemitérios; as próximas operações estão marcadas para serem desenvolvidas entre 21 a 25 de março”.
Na quarta-feira (16/3), uma empresa contratada pela Prefeitura de Cotia, inicia a nebulização veicular, nas ruas com foco de transmissão da doença.
Todo este processo de eliminação de mosquitos e criadouros de larvas no município é relatado em boletins para o Estado de São Paulo, que os encaminha para o Ministério da Saúde.
“A dengue é uma doença que pode ser evitada com pequenos hábitos adquiridos no dia-a-dia, e a população tem extrema importância no combate”.
Lembre-se: não deixe água parada em pneus ou recipientes; limpe e desobstrua calhas; jogue sal grosso ou água sanitária em ralos; lave suportes de vasos de planta e preencha os espaços vazios com areia grossa; troque a água dos xaxins; esvazie e guarde as garrafas de cabeça para baixo; tampe depósitos de água; e lave bebedouros de animais duas vezes por semana com troca de água constante.
Mais informações no Setor de Zoonoses de Cotia pelo telefone: 4243-7728