ESN: 16675-080201-838850-87
Muitos decidem não acompanhar a política porque acham que não adianta. Os políticos fazem o que querem e são os “manda-chuvas” intocáveis e nada do que se faça pode impedir que eles aprontem as barbaridades de sempre.
Em parte é verdade. Principalmente quando se trata de políticos brasileiros que, em sua maioria, têm pouco ou nenhum compromisso com a nação. São apenas interessados em encontrar fórmulas mirabolantes para tirar mais um pouco de dinheiro dos cofres públicos para inchar suas próprias contas bancárias.
Mas, de vez em quando, temos exemplos bem claros de como a pressão de uma população atenta; consciente e ligada nas atividades de nossos políticos pode influenciar positivamente e reduzir drasticamente os safados e aproveitadores que se valem de uma eleição para enriquecer.
O caso histórico do nepotismo no Brasil é algo que beira as raias do absurdo. Pessoas eleitas para cargos públicos acham a coisa mais normal do mundo lotar seus gabinetes e os órgãos aos quais integram com o número de parentes que lhes agradar. A recente determinação do STF que acabou de vez com grandes focos de nepotismo na administração pública foi atacada por todos os lados e sofreu um impacto terrível com a descarada tentativa do Senado Federal de arrumar brechas que permitissem continuar com essa prática vergonhosa e danosa ao erário público.
Felizmente, a farra dos canalhas durou pouco. Logo que a opinião pública tomou conhecimento do caso, inúmeras vozes começaram a erguer-se em todos os cantos da nação. Com isso, a Procuradoria da União acabou tendo de tomar uma posição para defender a determinação do STF e acabar com a palhaçada.
É lógico que eles ainda tentarão armar algum esquema para não perder “a boquinha”. Mas agora, a coisa fica muito mais difícil. Essa intervenção do procurador; tenha toda certeza, só se deu graças à grita popular e das entidades que representam a sociedade civil. A pressão de grupos conscientes e atentos impede que muitas maracutaias aconteçam descaradamente como antes.
E essa é a importância de uma população que acompanhe a política e que grite cobrando os seus direitos e o cumprimento das leis. É necessário que o povo entenda que a corrupção é algo inerente ao ser humano. Sempre haverá corruptos e corruptores. O importante é denunciá-los; expô-los e combatê-los com toda a força.
Agindo assim, o corporativismo e a inércia de seus iguais não poderá protegê-los. E algo talvez mude em nosso país. Mais uma prova disso, é que graças ao grande movimento que se deu em torno dos candidatos de “ficha suja”, a grande maioria ficou bem longe dos cargos que pretendia assumir nessas últimas eleições.
Ainda há um longo caminho a ser percorrido e um gigantesco trabalho de convencimento; educação; instrução e esclarecimento do eleitorado brasileiro. Mas, aos poucos, ganhando a atenção e o espírito de um por um dos cidadãos que desejam um futuro melhor para nosso país e para seus filhos, quem sabe um dia, chegaremos a um bom nível de consciência política e de entendimento.
Juntos e vigilantes podemos tudo.
Pense nisso.
absurdo, congresso, corrupção, federal, mobilização, nepotismo, popular, praga, procurador, senado, stf
a
POLÍTICA, POLÍTICOS E A FORÇA DE UM POVO CONSCIENTE.
No related posts.