Na madrugada desta quarta-feira, 23, por volta das 2h45, guardas municipais de Barueri, em apoio à fiscalização da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Prefeitura, flagrou um caminhão prestes a despejar entulho no Jardim Belval. O veículo, com placas de Barueri, estava pronto para despejar o material em um terreno baldio na avenida Henrique Gonçalves Batista, onde mais entulho já havia sido despejado antes do flagrante. O motorista foi multado pela Prefeitura.
O despejo de entulho em locais não autorizados caracteriza crime ambiental, por causar poluição de qualquer natureza. A Prefeitura lembra que o veículo que for pego pela Guarda Civil Municipal despejando entulho ou lixo em local não autorizado na cidade, está sujeito a multa e apreensão.
Em menos de um mês, a fiscalização da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Municipal de Barueri, já apreendeu dois caminhões clandestinos cometendo a infração de despejo de entulho em locais proibidos. “Estamos atuando com rigor e não vamos tolerar este tipo de violação. Queremos juntos lutar para uma cidade mais limpa”, destaca o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antonio de Oliveira (Bidu).
Para denunciar o despejo irregular de entulho e lixo em Barueri, o cidadão pode ligar para a Guarda Civil Municipal, no telefone 153.
Coleta de entulho
A Prefeitura de Barueri é uma das poucas do Brasil que realizam o trabalho de coleta de entulhos gratuitamente por toda a cidade. Quinzenalmente, todos os bairros do município são visitados, ver site da prefeitura ou ligar 0800-771-9919 S.O.S. Linha Verde. Basta que o munícipe esteja atento ao calendário de visitas, e depositar o entulho na rua para coleta apenas no dia certo.