ESN: 16675-080201-838850-87
Com a proximidade das eleições, muitos artigos apareceram na Internet sobre a importância do voto. Alguns ainda têm a idéia estranha de que se omitir e votar nulo ou em branco é uma forma de protesto e, artigos com este tema, também puderam ser lidos por toda rede.
Mas, afinal de contas, o voto é mesmo importante?
Claro que sim. Imagine a seguinte situação: Você chega em sua casa e encontra um estranho que lhe diz: “Hoje você vai comer brócolis com fígado”. Mesmo que você odeie isso, terá de comer porque o estranho comprou apenas isso para você e eliminou as chances de você sair para comer fora. Você se cala; come mesmo reclamando e vai levando. Dias depois, esse estranho diz que as paredes de sua casa agora deverão ser pintadas de roxo e ter bolinhas amarelas. Quando você acordou, a casa já estava pintada e a conta sobre sua mesa de cabeceira para que você a pagasse.
Essas situações absurdas narradas aí em cima; ilustram o que realmente acontece quando você vota em branco ou vota nulo. Fazendo isso, você permite que outras pessoas escolham aqueles indivíduos que exerceram o poder de vida e morte sobre você e sua família. Omitindo-se, além de permitir que os maus políticos sejam eleitos porque você facilita a vida deles reduzindo o coeficiente eleitoral; você permite que “seu ato de protesto” se transforme num presente para os espertalhões e malandros de plantão. Criando oportunidades para que políticos sem qualquer representatividade sejam eleitos.
“Mas eles nunca cumprem as promessas”. Essa afirmação só é uma realidade porque nós permitimos que isso aconteça. O voto não é o final de um processo para o cidadão. Para escolher um candidato, você não deve basear-se apenas nas promessas de campanha. Acompanhe todo o histórico do político que te pede apoio. Em quais leis ele votou contra e a favor; quais os projetos que lê apresentou; sua assiduidade; as alianças das quais participou; se ele tem problemas com a justiça e se sua atuação está de acordo com a visão de certo e errado que você tem.
Se todos agissem assim, as promessas de campanha seriam mais reais e sempre cumpridas. Pois os políticos saberiam que haveria uma penalidade nas urnas. Mas quando uma população é alienada não se preocupa com quem elege, o resultado é esse: Maus políticos.
Afinal de contas, um exemplo bem recente é o caso dos mensaleiros. Todos foram execrados pela população. Mas bastou “a coisa esfriar” e eles foram reeleitos. A mensagem passada de forma clara e inequívoca (e usada por muitos deles como forma de propaganda) foi: “FOMOS ABSOLVIDOS PEAS URNAS”. Que mensagem isso passa para todos os políticos? O roubo e a mamata são livres; ninguém liga.
O brasileiro tem de perder o hábito de não se envolver e entender que agir assim é manter o país nesse caminho revoltante em que se encontra. Onde as leis são feitas por bandidos e a ética é apenas uma palavra morta na boca de muitos. É muito fácil gritar, espernear e reclamar; mas não fazer absolutamente nada para mudar é algo inominável.
Mude, vote e mantenha a pressão sobre os políticos. Faça com que o mandato não seja mais um passaporte para o enriquecimento e para as mamatas. Faça com que cada escorregada seja sentida e punida. Só assim as coisas mudarão em nosso país.
Participe e não se omita.
Pense nisso.
OBS: Leiam mais artigos sobre o tema no blog VOTO CONSCIENTE.
branco, cidadão, consciente, eleição, eleições, irresponsável, nulo, político, voto
a