Começou a vigorar no dia 1º de fevereiro a obrigatoriedade de emissão de Nota Fiscal Eletrônica a todas as empresas municipais que têm receita bruta superior de R$ 240 mil no ano.
A medida é regida pela lei 122/2010 e as empresas podem gerar a NFe pelo portal gissonline.com.br
De acordo com Calil Aiub Calixto, do Departamento de Tributação e Fiscalização, o sistema facilitará o serviço do contador. “Com a escrituração automática os profissionais ganharão agilidade e mais espaço em seus escritórios”.
Para a Prefeitura de Cotia, o sistema permitirá maior controle sobre a arrecadação, além da integração com o Sped Fiscal. Dessa forma, poderá fazer o cruzamento das informações com a Receita Federal. A cidade é uma das primeiras da região a implantar a obrigatoriedade do sistema.
No dia 27 de janeiro, a Prefeitura fez uma reunião com a Aescon – Associação das Empresas e Serviços Contábeis de Cotia e Região, para esclarecer dúvidas e auxiliar os contadores quanto ao sistema novo. Também foram extraídas opiniões para melhorar o funcionamento do programa.
As empresas que, precisarem de Rps- Recibo Provisório, deverão solicitar via processo no Centro Bancário.
Os contadores e empresas do município terão que devolver o talão convencional até o dia 28 de fevereiro de 2011, sob risco de penalidade ao passar da data, no prédio do centro bancário localizado na Avenida Professor José Barreto, 25, Centro, 2o. andar – em cima da agência da Caixa Econômica Federal. O horário de atendimento é das 8h às 16h.
Mais informações: 4616-8522.