Na última terça-feira, 1º de fevereiro, aconteceu no auditório do Hospital Municipal Central de Osasco (HMCO) a cerimônia de implantação do projeto piloto do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Osasco, projeto que possibilita uma atuação constante do Conselho Gestor na unidade.
O Conselho Gestor é um órgão de instância colegiada, com funções de caráter deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo. Tem por finalidade atuar e deliberar na formulação e controle da execução da Política Municipal de Saúde, efetivando a participação da população na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS.
No HMCO, além de atuar como garantidor do bom atendimento prestado aos usuários, este órgão fiscalizador do SUS também tem o papel de orientar a população sobre onde obter atendimento preventivo, que deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Segundo Regina Martini, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), o principal objetivo do Conselho Gestor é garantir que todos tenham acesso ao SUS. “Os quarenta conselheiros que atuam neste projeto são assessorados pelo CMS e capacitados para ouvir a população a fim de obter sugestões que visem aprimorar o atendimento de saúde”, comentou.
Na cerimônia, o Conselho Gestor foi recebido de portas abertas pelo HMCO representado pelo médico e superintendente, Ewandro de Castro Ruck, que deu boas vindas e se colocou a disposição para eventuais sugestões e encaminhamentos.
De acordo com ele, o Conselho Municipal de Saúde está iniciando projeto piloto no Hospital Municipal Central de Osasco visando ampliar a capacitação, integração e conhecimentos dos gestores de todas as unidades sobre as atividades essenciais do Hospital. “Isto vai possibilitar o esclarecimento, conscientização e melhor encaminhamento de demandas de pacientes que procuram o atendimento do hospital e que devem procurar as unidades de saúde para atendimento necessário e que proporcione uma melhor qualidade de vida ao paciente”, frisou.