Na noite da última quinta-feira (06/01), Santana de Parnaíba comemorou o Dia de Reis, data importante para os cristãos, que assinala o encerramento do ciclo natalino. A festa, que é realizada pela Prefeitura há 13 anos, celebra a visita que Jesus Cristo recebeu dos três reis magos: Belchior, Gaspar e Baltazar. A comemoração, que aconteceu na Praça 14 de Novembro, no Centro Histórico, também marcou o encerramento da programação de Natal na cidade, que atraiu milhares de turistas e fiéis ao longo de todo o mês de dezembro e início de janeiro.
A animação ficou por conta do grupo “Os Três Reis Magos do Oriente”, que se apresenta na Folia de Reis de Santana de Parnaíba desde a sua primeira edição. Há 19 anos na estrada, o grupo, que é da cidade vizinha Cajamar, é composto por adultos e crianças, mistura música e teatro em suas apresentações, instrumentistas, vozes, atores e palhaços para representar a saga dos três Reis Magos para celebrar o nascimento do Menino Jesus. Na ocasião, o grupo tocou tradicionais hinos de Reis, como “Fonte”, “Deus Salve a Casa Santa” e “Em Nome de Deus, Amém”. Além disso, o momento mais aguardado pelos fiéis foi na passagem do cortejo, onde os presentes puderam fazer os seus pedidos, ao dar um nó nas fitinhas do mastro dos reis.
Emocionada com a apresentação, a dona de casa Maria de Fátima Moraes Souza, da cidade de Barueri, veio conferir o evento pela primeira vez. “Sou de uma cidade do Estado de Minas Gerais, onde eles também realizam a Festa de Folia de Reis, no qual meu pai participava. Quando vi no site da Prefeitura que Santana de Parnaíba iria realizar a comemoração, me animei para assistir e adorei”, disse Maria de Fátima.
Para o padre Átila Destefani, a comemoração tem grande importância para a comunidade católica. “Essa é uma tradição popular, que está no coração da comunidade católica da cidade e da região. Segundo a Bíblia, após terem avistado a Estrela Guia no dia 25 de dezembro, os três reis partiram do Oriente em direção a Belém para conhecerem o Menino Jesus. O Dia de Reis é uma referência ao final da jornada, quando a também chamada Estrela do Oriente teria indicado aos viajantes o local onde estava Jesus e seus pais, José e Maria”, explica o padre.
O Dia de Reis foi a última oportunidade para os moradores e turistas da região visitarem o presépio e a decoração de Natal, que enfeitaram a Praça 14 de Novembro e as fachadas dos casarios antigos do Centro Histórico durante todo o mês de dezembro. Todos os anos, o presépio e a decoração natalina no Centro Histórico da cidade são mantidos expostos para apreciação do público até o Dia de Reis, data quando as ornamentações são desmontadas do local.
A programação de Natal também contou com outras atrações, como as apresentações das tradicionais cantatas, com diversos corais da região. “Este ano, a programação de Natal da cidade conseguiu atrair um público muito grande. A decoração do presépio, a iluminação especial de luzes de led na Igreja Matriz e as cantatas encantaram quem veio visitar o Centro Histórico. Com isso, mais uma vez começamos o ano com a efetivação de mais um objetivo cumprido, o de proporcionar momentos de lazer e, acima de tudo, de reflexão na população”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo da cidade Luís Alexandre Chiló.
Histórico do grupo
O conjunto “Os Três Reis Magos do Oriente” foi fundado há 19 anos e, desde então, vem se apresentando em diversos eventos do Estado de São Paulo e do País. Formado em sua maioria por familiares de Dona Dirce Domingues de Almeida, preservando a tradição de seus antepassados, o grupo foi reconhecido, em 2009, como Patrimônio Imaterial de Cajamar, por meio do Núcleo Japi, indicado pela Diretoria Municipal de Cultura e Turismo, que integra a Comissão Paulista de Folclore.