FÉRIAS, ILUSÕES, FANTASIAS E A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM.

ESN: 16675-080201-838850-87

 

brasil-no-lixo

 

Olá Leitor do Visão Panorâmica! Depois de algumas semanas de férias, onde me desliguei completamente da Internet para “dar um tempo” e curtir uns dias sem ter que chafurdar na lama da corrupção, dos desmandos e das coisas absurdas que rondam a política do nosso amado país (como se isso fosse mesmo possível); volto hoje com disposição renovada para travarmos novos debates e trocarmos ideias construtivas, críticas sensatas e termos aquele bate-papo lúcido que nos separa do fanatismo cego e imbecil.

Mesmo distante do blog; acompanhei todo o desfecho do governo Lula e a transição para o governo marionete de Dilma – tudo bem, você pode achar que já estou entrando “de sola” numa “voadora a lá Júnior Baiano” – que terá desafios hercúleos a superar e a missão quase impossível de não deixar o país naufragar depois dos quatro anos de fantasias, ilusões e encantamentos da “Era Lula”.

Se você acha realmente que o país está melhor do que na época em que FHC deixou o governo e entregou a faixa à Lula; você está enganado: Estamos na mesma situação perigosa.

É claro que a conjuntura é um pouco mais favorável e os índices sociais são infinitamente melhores. Mas, uma análise criteriosa, desapegada de ideologias e totalmente fria será capaz de mostrar que estamos em uma situação de perigo. E você, caro fanático petista, antes de me amaldiçoar; de me chamar de PSDBista ou de buscar meu endereço visando me assassinar; tenha em mente a seguinte coisa: Dilma e sua equipe sabem disso.

A preocupação do atual governo é tão palpável que “nunca antes na história dessepaís” um presidente recém empossado deixou de oferecer mundos e fundos aos seus eleitores. A cerimônia de posse e o primeiro mês de mandato; geralmente são usados para distribuir promessas e projetos que, na maioria das vezes, jamais sairão do papel. Foi assim com Lula, foi assim com FHC e foi assim desde sempre. Dilma, sabedora do que lhe aguarda, preferiu “ficar na sua” e anunciou timidamente o tal do PAC da Miséria e tenta, a todo custo, efetuar cortes dramáticos no orçamento fantasioso aprovado ano passado. Aliás, já começou bem escolhendo cortar na saúde e na educação; duas áreas onde estamos muito bem e não necessitamos de absolutamente qualquer investimento.

 

alnrw

 

A verdade é que a tão falada “Herança Maldita” que FHC deixou para Lula foi tão usada como arma de entorpecimento das massas nesse fim de governo que ela acabou “gostando das manchetes” e resolveu se materializar.

Se você é um reles assalariado como eu; já percebeu que seu salário compra cada vez menos no mercado e é capaz de durar cada vez menos dias no mês. Também notou que a inflação está completamente fora de controle e, se você tem mais de quarenta anos, já viu esse mesmo filme no passado e sabe que o “bichinho comedor de salário” costuma agigantar-se de repente e sem aviso; devorando tudo o que vê pela frente.

Lula, para garantir a eleição de Dilma, usou e abusou dos cofres públicos em benesses, agrados, subsídios e tudo o que você possa imaginar para garantir a fidelidade dos “aliados” e arregimentar mais apoio na base do “toma-lá-dá-cá”. Ao mesmo tempo, a maquiagem de índices e todo o esforço contábil para criar-se um superávit fictício onde só havia déficit “realístico” transformaram as contas do país numa obra de ficção digna de Jorge Amado.

O resultado não poderia ser outro: A inflação oficial foi de pouco mais de 5% e a verdadeira inflação superou (e muito) os dois dígitos. Para que você tenha uma ideia, o IGPM bateu 11,5% (o que indica que a inflação real, não maquiada, foi bem superior). Lula deixa uma dívida pendurada superior a 135 bilhões de reais para Dilma e basta dizer que esse valor supera tudo o país investiu em algumas áreas de fundamental importância para nosso desenvolvimento. A FGV – Fundação Getúlio Vargas – divulgou uma prévia da inflação da primeira semana do ano e o índice apurado foi de 0.92%. Você pode achar pouco; mas, se multiplicarmos por quatro (quatro semanas no mês) veremos que esse índice projeta uma inflação de quase 4% em Janeiro. Isso é ou não alarmante?

É claro que esses índices refletem uma questão momentânea e serão profundamente alterados conforme as semanas se sucedam e as quedas de preços, provocadas pelas liquidações de Janeiro, sejam contabilizadas. Mas, levando-se em consideração que o país vem perdendo atividade industrial, a inadimplência da população cresce e nossas contas externas aproximam-se cada vez mais rápido de um perigoso déficit – nos deixando mais dependentes do capital internacional especulativo – podemos perceber que Dilma terá uma pedreira pela frente e que o populismo usado por Lula como arma eleitoral, se continuado, está fadado a lançar o país num caos econômico inimaginável.

 

charge_grd_009

 

Duvida? Veja como andam Venezuela, Paraguai e Bolívia.

O primeiro vive uma crise sem precedentes, miséria, fome e sofre com uma ditadura que se mantém graças aos valores que nós injetamos nos cofres venezuelanos, para garantir as benesses de Chávez aos seus apoiadores e a grana do petróleo. No Paraguai, o namoro bolivariano não durou nem até o fim do primeiro ano de mandato e Lugo amarga fracassos em todas as esferas de governo (menos no que diz respeito a receber benesses nossas). Na Bolívia, a economia está arrasada e a bravata da nacionalização cobrou seu preço final ao colocar Evo Morales de joelhos obrigando-o a rever a política petrolífera e eliminar os subsídios da gasolina e derivados. A reação popular foi tão violenta – foi chamado de traidor, neoliberal, etc – que Evo foi obrigado a voltar atrás em sua decisão, para não ser deposto ou ter que tomar providências mais duras para se manter no poder (esperando a derrota nas próximas eleições).

A coisa foi tão ruim que Evo “pedir penico” à Petrobrás e implora para que empresas estrangeiras voltem a investir na Bolívia – oferecendo garantias e seguros contratuais variados. Assim, mais uma vez, o tal do socialismo bolivariano (e populista) mostra que é um regime impossível. A única forma de manter-se o regime é pelo totalitarismo e pela imposição de uma realidade fantasiosa a uma população que sofre a falta de tudo.

E será esta a verdadeira “prova de fogo” de Dilma: Abraçar o populismo ilusório para manter o PT no poder ou garantir que o país volte aos eixos e não descambe para a realidade cruel que já experimentamos e nossos vizinhos agora saboreiam; correndo o risco de ser taxada de traidora e de ter o próprio Lula em seus calcanhares.

Pense nisso.

************************


Copyright © 2007
Dieser Feed ist nur für den persönlichen, nicht gewerblichen Gebrauch bestimmt.
Eine Verwendung dieses Feeds auf anderen Webseiten verstößt gegen das Urheberrecht. Wenn Sie diesen Inhalt nicht in Ihrem News-Reader lesen, so macht sich die Seite, die Sie betrachten, der Urheberrechtsverletzung schuldig. (digitalfingerprint: )
Google Buzz

Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com

Assine a newsletter do Visão Panorâmica e concorra a promoções exclusivas – Veja Mais Informações Aqui –

FÉRIAS, ILUSÕES, FANTASIAS E A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM.


Cerca de Arthurius Maximus

Além disso, verifique

Funcionária pública em Porto Alegre, filha de Dilma Rousseff vive cercada de seguranças até para trabalhar

Procuradora do trabalho, Paula Rousseff tem salário de R$ 25 mil e é conhecida pela discrição Casada, 39 anos, mãe e procuradora do trabalho no Rio Grande do Sul. Essa é Paula Rousseff Araújo, que, como o sobrenome famoso já entrega, é filha da presidente Dilma Rousseff. Ela é discreta, evita se expor publicamente e, ...