Misterioso comando francês que se especializou na defesa intransigente dos anões de jardim. Os seres de pedra são seqüestrados das residências onde se encontram e libertados em florestas, hábitat natural das criaturinhas, segundo o grupo.
Numa de suas ofensivas, em junho de 2002, o grupo deixou mais de 202 anões num campo de futebol para protestar contra o aprisionamento dos gnomos e a performance da seleção francesa na Copa do Mundo.
A Frente, cujo nome original é Front de Libération des Nains de Jardins, gerou imitadores no mundo inteiro, como o italiano do Movimento Autônomo per Ia Liberazione delle Anime da Giardino, mas também gerou opositores ferozes como o também francês Mouviment d’Emancipation de Nains de Jardin (MENJ), que é pacifista e não aprova o seqüestro de anões.
Embora a Frente de libertação dos Anões de Jardim não tenha representantes no Brasil, o Movimento de Emancipação dos Anões de Jardim já tem: chama-se Associação dos Libertadores de Anões de
Jardim (ALAJ) existia um site, mas acho que tiraram do ar, afinal eles devem manter o anonimato.
Acredito que assistir ao filme de Branca de Neve e os Sete Anões, depois de ler esse tópico, o leitor deverá tirar alguma conclusão diferente.