Devido às fortes chuvas que castigaram a cidade de Barueri na noite de quarta para quinta-feira, a Defesa Civil do município, órgão vinculado a Secretaria dos Assuntos de Segurança, atendeu a 19 ocorrências entre as 18 horas até as 8 horas da manhã deste dia 6 de janeiro. Mesmo com o volume grande de água que caiu, não houve o registro de vítimas fatais, somente danos materiais em 42,2% dos casos.
Do total de ocorrências, foram 10 atendimentos relacionados a deslizamentos de terra, 3 casos de alagamento, 2 infiltrações, 2 quedas de muro, 1 rachadura em residência e uma verificação de risco de queda de muro. O bairro do Engenho Novo registrou 7 atendimentos, 3 foram no Parque Imperial, 2 no Jardim Mutinga e 2 no Jardim Califórnia. Os bairros Jardim Barueri, Jardim dos Camargos, Vila Boa Vista, Vila Pouso Alegre e Vila Universal registraram apenas uma ocorrência cada.
“Gostaríamos que o número de ocorrências fosse zero. No entanto, notamos que apesar do grande volume de chuvas que nos atingiu, a maior parte das ocorrências registradas resulta da falta de manutenção nas residências, corte indevido de talude, dentre outros fatores”, comentou o diretor da Defesa Civil de Barueri, inspetor Pedro Domingues da Silva.
A atuação da Defesa Civil tem por objetivo reduzir sinistros, abrangendo ações de prevenção, preparação para emergência e resposta ao desastre e reconstrução, o que ocorre com ampla participação das Secretarias Municipais, comunidade e dos diversos setores da sociedade.
Serviço – Em caso de emergência entre em contato com a Defesa Civil de Barueri. Os telefones para ao contato são 153, 199 e 4198-3205. Para outras informações ligue 4199-1400, ramal 115.