UBATUBA – ELEIÇÕES 2008

Nova geração: Mateus Toledo, filho do bi-campeão brasileiro Ricardo Toledo



A tradição do surf e do futebol ubatubense



Saulo Gil – Imprensa Livre

Reconhecida pelo Governo do Estado como Capital do Surf de São Paulo, Ubatuba mostra que faz jus ao status que a cidade ganhou pela prática de pegar ondas. O surf, há muito tempo, se tornou um esporte tradicional entre os caiçaras e os turistas que visitam o município.
Daniel Smorigo

No quesito local, os jovens ubatubenses estão em constante destaque nos campeonatos nacionais e internacionais de surf. Quanto aos turistas, é só parar e observar a quantidade de carros que circula na cidade com pranchas sobre o capô, em épocas de férias ou em finais de semanas prolongados. O principal motivo apontado pelos praticantes do esporte é óbvio: as condições de ondas de diversas praias do município.
“Do sul ao norte tem praia para surfar, sem contar as mais famosas como Itamambuca, Félix e Vermelha do Centro. Mesmo com o mar pequeno sempre acaba encontrando algum pico com onda e o bom é que tem de diversos tipos”, ressalta o surfista amador Rodrigo Alexandre. O esporte também ganha o apoio público, com escolinhas municipais para os mais jovens. Além disso, os professores autônomos também ensinam crianças, de forma particular, o que aumenta a possibilidade da aparição de novos talentos ubatubenses no surf e a continuidade do nome da cidade nos circuitos profissionais. Um dos maiores representantes do município no esporte, o bi-campeão brasileiro, Ricardo Toledo, deixou uma herança positiva para a cidade. Seu filho, Mateus Toledo, vem se despontando nos circuitos para os surfistas mais jovens. Desta forma, ao que tudo indica, o legado do surf tem tudo para permanecer por muito tempo no município. Outra atividade que também tem muita tradição em Ubatuba é o futebol de campo. Apesar de se tratar da paixão nacional, o esporte há muito tempo é uma marca cultural de disputa esportiva entre os moradores da cidade. Praticamente, todos os bairros do município apresentam algum time amador de futebol. Além das equipes, campos e espaços para a prática da atividade também são encontrados com bastante freqüência ao longo de Ubatuba. Apesar de ser um município considerado pequeno (cerca de 80 mil habitantes), Ubatuba sempre teve destaque no cenário futebolístico, no contexto da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O futebol também sempre apresentou muita ligação com a política e as campanhas dos candidatos, o que acabou trazendo benefícios dos administradores, dirigentes esportivos e, principalmente, dos cidadãos ubatubenses.
O trabalho com futebol de certa forma mais organizado teve seu início de 1964, com a fundação da Liga Ubatubense de Futebol. Desde então, o futebol vem se desenvolvendo e ocupando cada vez mais espaço no cenário esportivo de Ubatuba e região. Esse trabalho, com o passar do tempo, proporcionou à população mais uma opção de lazer e de orgulho, pois a partir dos campeonatos organizados e do bom nível destes, logo começaram a aparecer resultados em âmbito regional e estadual.Hoje, alguns filhos de Ubatuba estão atuando em outras cidades como profissionais e também em equipes de base da capital do Estado. Acompanhe as propostas dos candidatos à Prefeitura Municipal para o setor e como eles pretendem fortalecer e promover estas e outras atividades esportivas na cidade.Propostas dos candidatos

Pedro Tuzino (PSDB)

“Falar sobre esportes neste momento em que acabamos de assistir às Olimpíadas de Verão, realizadas na China é oportuno e prazeroso, especialmente para mim que tenho grande apreço por essa atividade humana.Cabe ao homem público ter sensibilidade e dar todo o apoio para que a prática desportiva se desenvolva, pois é da maior importância para a comunidade o papel social que os ‘jogos’ exercem na juventude principalmente. Os esportes têm o condão de educar, dando noções de vida em comunidades, como por exemplo, a necessidade do trabalho em equipe, a certeza de que superar obstáculos é questão de esforço, além de mostrar com clareza que sem empenho e dedicação as derrotas acontecem. Ubatuba tem, por suas condições geográficas, vocação natural para a prática de surfe e de outros esportes náuticos, como a vela. Vamos dar apoio aos nossos atletas consagrados e também às escolinhas de surfe, onde estão sendo forjados os futuros campeões. Mas não podemos esquecer dos menos favorecidos, vamos colocar especial atenção nas regiões carentes, onde a juventude sente falta de lazer organizado.
São nesses locais que pretendemos criar centros esportivos dotados de escolinhas de esporte, com a finalidade de dar uma opção aos jovens que queiram praticar alguma modalidade. Alguém poderia argumentar que se trata de mais uma promessa de campanha, que tantos fazem e ninguém realiza, pois não há dinheiro disponível. É um engano pensar assim, Ubatuba dispõe de recursos, o que a cidade não tem é um gerenciamento competente, pois as administrações recentes privilegiaram ações de marketing em detrimento de um planejamento sério. Quando eu estiver na prefeitura o esporte florescerá na cidade, é um compromisso que assumo perante o povo de Ubatuba”

.Eduardo César (DEM)

“Esporte é um assunto que eu, particularmente, tenho muito orgulho em falar, pois indubitavelmente conseguimos avançar muito. Foram tantas realizações que posso afirmar com certeza que fizemos mais pelo esporte em Ubatuba em quatro anos do que em toda a história.Eu sempre acreditei que a prática de esportes é uma das formas mais eficientes de manter nossos jovens longe da criminalidade e de práticas desfavoráveis ao seu desenvolvimento saudável. Pensando nisso, foram criados dois novos ginásios, com piscinas semi-olímpicas e quatro quadras poliesportivas, espalhadas por todo o município, descentralizando o atendimento e visando atingir o maior número de pessoas possível. Além disso, construímos a piscina de biribol, a pista de atletismo oficial e canchas de malha e bocha. Toda esta estrutura, que foi construída também para podermos receber os 51º Jogos Regionais – um acontecimento que ficou na história da cidade, atraindo mais de sete mil atletas, de 45 cidades – ficou de herança para o município, ampliando a oferta de espaços para a prática de esportes e lazer. E neste ano ainda conseguimos trazer para Ubatuba os Jogos Regionais do Idoso, outro evento de suma importância.
Nos bairros, o Campo de Futebol Ari Vieira, na Estufa II, por exemplo, foi totalmente reformado, ganhando novo gramado e iluminação. Assim como o campo da Estufa II, diversos outros, de norte a sul do município, ganharam uma atenção especial, para que os amantes do futebol ubatubense possam se dedicar a este esporte que é uma paixão nacional. E nossa intenção é levar iluminação a mais campos e fazer uma cobertura para a arquibancada no Estádio Municipal (que também foi totalmente reformado em nossa gestão).Eu não podia deixar de falar do esporte que nos deu o título de “Capital do Surfe”. Além de termos o maior campeonato municipal do Brasil, nossa cidade sedia os mais importantes eventos, como o SuperSurf. E com muito empenho conseguimos trazer de volta uma etapa do campeonato mundial de surfe, o WQS. Isto tudo também é fruto de todo um trabalho de base realizado por nossas escolinhas, na formação de talentosos atletas, que levam o nome do município para as mais diversas competições no Brasil e no mundo. Durante esta administração, foram implantadas novas modalidades de esportes e abertas novas escolinhas, descentralizado e aumentando o atendimento. Hoje, são quase 3.500 pessoas, das mais variadas idades em treinamento, em 11 modalidades diferentes. E para uma próxima gestão, nossa intenção é continuar com este trabalho sólido, promovendo eventos, melhorando a infra-estrutura e investindo em nossos atletas, que em tantas modalidades nos orgulham”.

Maurício Moromizatto (PT)

“Nós temos que, em primeiro lugar, ampliar o quadro de pessoas na questão de iniciação esportiva. Para trabalhar nas escolinhas, nós iremos fazer concurso e não realizar o vínculo com contratos, esta iniciativa faz parte do que propomos no plano de ações para o funcionalismo público. Menos cargos de confiança e mais cargos técnicos concursados.Vamos manter as escolinhas e aumentar a prática de atletismo, que é um esporte diverso e democrático, inclusive com a possibilidade para o para-desporto. Precisamos democratizar a atividade física dos cidadãos ubatubenses, auxiliando diretamente a questão de saúde pública. Queremos também criar uma situação que favoreça o patrocínio dos atletas de competição e times amadores. A Lei de incentivo fiscal precisa ser colocada em prática, com atuação efetiva da prefeitura. Nossa proposta inclui ainda a criação de uma fundação que administraria o esporte de competição, organizando e recebendo recursos de patrocinadores e democratizando os investimentos ao longo do município. Os eventos esportivos precisam estreitar a ligação com o turismo da cidade. Os eventos precisam ser melhores divulgados como atrativos aos interessados em visitar a cidade. A nossa idéia é estabelecer um calendário esportivo da cidade, alavancando o turismo, inclusive o de aventura. Ou seja, propomos a democratização do acesso ao esporte, incentivo ao esporte de competição e transformação de eventos esportivos em eventos turísticos. Como última questão, deixo a prioridade também para a iluminação de quadras e campos, iniciativa que também tem o sentido social de promover a atividade física, da classe trabalhadora, também durante a semana.

Paulo Ramos (PDT)
A assessoria do candidato não enviou as propostas para o Esporte até o fechamento desta edição.

Fonte : Imprensa Livre

Cerca de CARMEN MARTINS

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco