São Sebastião é a cidade da região que mais cresceu no último ano, segundo IBGE

Com o índice de crescimento estimado em 7,2% em julho de 2008, São Sebastião, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados ontem, é a cidade que mais cresceu no último ano no Litoral Norte.
Na seqüência, está Ilhabela, com uma estimativa de crescimento em torno de 6,9%, seguida de Caraguatatuba, com 6,5% e Ubatuba com 6,4%.
Os dados são baseados nas estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2008. Esta divulgação é feita anualmente e, de acordo com o instituto, o levantamento é fundamental para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos, e divisão das quotas relativas ao Fundo de Participação de Estados e Municípios, de acordo com o dispositivo constitucional, feitas pelo Tribunal de Contas da União.Marcela de Macedo Messias, 25 anos, professora de geografia e web designer foi uma das pessoas que contribuíram com o crescimento populacional estimado para São Sebastião neste ano. Nascida na capital em 1982, com um ano de idade mudou-se para Atibaia, onde morou até fevereiro deste ano, quando optou por viver em São Sebastião. “Eu venho para cá desde os 19 anos. Ficava sempre em algumas pousadas nas praias da Costa Sul. Gostei e vim com a cara e a coragem. Consegui emprego depois de um mês e não me arrependo da mudança”, lembra Marcela. Dados e administração municipal – De acordo com dados divulgados pelo IBGE, em São Sebastião, atualmente, moram 72.236 pessoas; sendo que pela contagem populacional realizada em campo pelo instituto em 2007, a cidade possuía 67.348 habitantes.
Da mesma forma, a pesquisa estima que Ilhabela tem hoje 25.550 habitantes e em 2007 houve a contagem de 23.886. Caraguatatuba, em 2008, teve a população estimada em 94.598 e em 2007 o total de habitantes chegou a 88.815. Com menor crescimento,
Ubatuba registrou uma estimativa de 79.834 em 2008 e foi representada por um total de 75.008 moradores em 2007.
A assessoria de imprensa de São Sebastião destaca que recorreu junto ao IBGE em 2007 por ocasião da divulgação dos dados populacionais do município, por acreditar que o número seria inferior ao que realmente existe na cidade. A Prefeitura acredita que hoje o número esteja em torno 75 mil habitantes e que o crescimento ocorreu em função dos investimentos que já começam a surgir no município, relacionados à ampliação do Porto e às empresas que se estabelecem na região por conta da construção da Plataforma de Gás. Segundo a Prefeitura, este crescimento não tem ocorrido de maneira desordenada como antigamente e que a cidade está acompanhando esse desenvolvimento sem comprometer a qualidade de vida de seus moradores.A assessoria ainda destaca que partindo do princípio de que há 50 mil eleitores registrados no Cartório Eleitoral da cidade e, em função dos números apresentados com os censos escolares, é possível assegurar que a população sebastianense esteja em aproximadamente 75 mil habitantes. Sendo assim, a prefeitura irá entrar novamente com recurso junto ao IBGE por acreditar que mais uma vez os números apresentados não representam a realidade de São Sebastião.O IBGE, informa que o critério usado para aplicar a estimativa, realizada nos anos em que não há contagem populacional, é uma variável da tendência do crescimento, analisada por meio dos últimos censos oficiais 1980, 1991, 1996, 2000 e 2007, quando os recenseadores foram em cada casa contar os moradores. O resultado da variável é aplicado para os próximos anos, levando a uma projeção anual.

Cerca de CARMEN MARTINS

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco