PEDALA UBATUBA….

Pedala, Ubatuba!
Blog do Guia – 03/04/2008

Ah se o escultor José Demétrio da Silva fizesse hoje a famosa escultura Caiçara, que fica no meio da rotatória de entrada de Ubatuba (SP). Em vez do remo nas mãos do pescador ficaria tentado em colocar uma bicicleta. Afinal de contas, as magrelas estão por toda a cidade. Pode-se vê-las a qualquer hora. E aos montes. Ouso: devem existir mais bicicletas do que carros. É o veículo oficial do morador. Quer ser um ubatubano? Pedale!

Segundo estimativa do serviço municipal de trânsito, Ubatuba tem 70 mil bicicletas. A população, segundo o IBGE, está em 80 mil. É tanta bicicleta que a Prefeitura começou a construir ciclovias. Algumas foram concluídas neste mês. São coloridas, bem visíveis e seguem uma orientação. Também não se limitam ao calçadão da praia, como em Caraguatatuba e Praia Grande. Até ruas secundárias, como a Liberdade, receberam as tais faixas.

Há bicicletários (estacionamentos para bicicletas) espalhados em vários pontos, além de placas de regulamentação e de orientação, como a da rua Prof. Thomaz Galhardo, no Centro. A ciclovia desta rua ganhou até nome: ciclofaixa. E os carros respeitam? Vi picapes com gordas e largas rodas no espaço das bicicletas. Mas as placas não eram de Ubatuba…

O projeto cicloviário de Ubatuba é desenvolvido pelo urbanista Sérgio Bianco. Bianco quer ir longe. Sonha que as ciclovias abracem toda a região, criando uma superciclovia ligando São Sebastião, Ubatuva e Caraguatatuba. Se consegue, eu não sei. Mas que a idéia é bacana, isso é.

Por Eduardo Merli

Cerca de CARMEN MARTINS

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco