Mais de mil pessoas de Barueri formaram-se em 2010 nos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Prefeitura. Mantidos pelo Programa de Desenvolvimento Profissional (Prodep), da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho, os cursos abrangeram as áreas de informática, idiomas, logística, telemarketing, técnicas de venda, administração/gestão, recursos humanos, contabilidade e postura profissional. Exatos, foram formadas 1.166 pessoas nesse ano.
Os cursos do Prodep têm o objetivo de oferecer conhecimento e qualificação técnica para os munícipes, proporcionando-lhes formação profissional e aprimoramento dos seus currículos. A cada mês, por meio de convênios com empresas de Barueri, o Prodep abriu novas vagas em seus cursos. Muitos dos formandos, em especial na área de logística, saíram empregados.
O programa de formação profissional da Prefeitura de Barueri teve início em 2002. Até o final de 2010 foram formados quase 15 mil pessoas, com idades a partir dos 16 anos.
“Além dos investimentos que estamos fazendo no ensino técnico para qualificar os nossos jovens, com os ITBs, Senai, Fatec e a Etec, a Prefeitura de Barueri sempre esteve preocupada com os munícipes em situação de desemprego”, avalia o prefeito Rubens Furlan.
Para o vice-prefeito Carlos Zicardi, que vem acompanhando o programa, a qualificação é a melhor forma de inclusão no mercado de trabalho. “Nosso trabalho a cada ano tem dado bons resultados com emprego a muitas pessoas, em números atestados tanto pelo Ministério do Trabalho como pelo governo estadual. Vamos continuar no caminho certo, e ajudar mais baruerienses a conquistar sua vaga no mercado de trabalho”, avaliou.