A Jornada Xamânica é o método mais comum utilizado na orientação xamânica na comunicação com seu ser espritiual e obtenção de informações. Sua tarefa é aprender a fazer a jornada interior e a comunicar-se com o seu próprio espírito
Tudo que você vai fazer uso aqui é da imaginação, de sua capacidade de criar imagens e interagir com elas mesmo quando elas lhes parecem ilógicas e irracionais. Você deve se lembrar que este é um outro mundo, uma outra dimensão onde a imaginação o colocará em contato com uma rede de poder e com o espírito de todas as coisas, o mundo da realidade supra-ordinária.
Sabemos que com o nosso crescimento biológico acabamos criando crenças e padrões que nos limitam e para rompermos este grande obstáculos devemos alcançar um nível elevado de confiança no que se apresenta a nós como uma “realidade alternativa”. Para conseguirmos qualquer sucesso neste empreendimento temos que nos colocar verdadeiramente em nossa imaginação. Temos que estar inteiros, 100% envolvidos.
Para um xamã obter as informações ou encontrar um espírito guardião perdido, o primeiro passo é “imaginar o que “se está procurando”. Esta capacidade de visualizaçào é uma técnica utilizada para se criar quadros mentais exatos sobre aquilo que queremos:
1. Primeiro crie uma imagem mental exata do artigo ou experiência que você deseja cria na realidade
2. descreva-a com todos os detalhes para si mesmo
3. empregue todos os seus sentidos para a criação de uma imgem completa.
4. deixe-a ir e depois repita o exercício mais 10 vezes.
A visualização na jornada xanânica é criada da mesma maneira. Primeiro você deve focalizar ativamente sua questão, problema ou objetivo, deve ser capaz de “ver”, sentir e perceber claramente esta questão e então estar receptivo à resposta ou orientação dada.
Todo o sucesso de uma experiência xamânica está em sua habilidade de soltar-se e na sua capacidade de ouvir. Qualquer emoção ou sentimento intenso, como também a própria razão são fortes obstáculos de qualquer processo xamânico. Você deve se abandonar para alcançar seus objetivos como também para aceitar os resultados sem julgamentos.
A visão xamânica incorpora elementos da natureza bem como a utilização de todos os sentidos, dando à sua visualização (capacidade de criação de imagens) um toque único. Lembre-se sempre de aplicar os sentidos da audição, do olfato e até do paladar em suas experiências.
Além do mundo da forma (objeto ou um cenário), é também muito importante a freqüência na qual vibra a energia desta forma. Apesar de abstrato, este conceito entrar numa perspectiva do xamanismo onde se atribui às coisas animadas ou inanimadas, um espírito ou energia que vibra de acordo com um nível de freqüência específico. Esta freqüência é percebida na cor e densidade da imagem criada.