Tradicional instituição de Osasco firma parceria com Cabo Verde para estudos financiados pelo CNPq
O UNIFIEO apresenta nesta quinta-feira, dia 28, às 19h30, o projeto internacional de História Ambiental “História e memória dos usos da água no Brasil e em Cabo Verde”, desenvolvido em parceria com historiadores do país africano e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Aberto a toda a comunidade acadêmica e interessados, o evento será realizado no Anfiteatro do Bloco Amarelo, no campus Vila Yara.
Aprovado em 2007, o trabalho científico é conduzido pela historiadora Dora Shellard Corrêa, coordenadora do curso de História do UNIFIEO. Da instituição também participam os professores-doutores Cláudio Almeida Aguiar e Ival Assis Cripa. De Cabo Verde, os profissionais envolvidos são os historiadores Antônio Germano Lima e Elias Alfama Moniz.
Assunto de interesse mundial, a água é o objeto de estudo dos pesquisadores. O projeto vai enfocar formas de uso e distribuição do disputado recurso natural em regiões semi-áridas do Brasil e de Cabo Verde, país africano também colonizado por Portugal no século XV e que só conquistou a independência recentemente, em 1975. “Trata-se de um trabalho comparativo entre dois países com condições semelhantes de escassez de água em algumas regiões. As conclusões podem auxiliar políticas públicas para o setor, uma vez que a água é hoje uma preocupação no mundo inteiro”, antecipa Dora.
O projeto internacional de estudo da água reforça também a ênfase dada à formação humanística no UNIFIEO. “Além de possibilitar a troca de conhecimento entre estudiosos de países distintos, uma pesquisa como essa demonstra preocupação com países africanos de língua portuguesa, como é o caso de Cabo Verde”, destaca Alice Fontes, coordenadora da Divisão Internacional de Parcerias do UNIFIEO.
Parcerias internacionais – O intercâmbio entre Brasil e Cabo Verde não é novidade no UNIFIEO. A instituição mantém um acordo internacional com o governo do país africano. Atualmente, dez alunos caboverdianos e dois de Angola estudam no UNIFIEO, todos beneficiados com bolsas para a graduação. Como contrapartida, professores da instituição brasileira desenvolvem pesquisas científicas no território africano.
O UNIFIEO mantém também convênio internacional com a Universidade Estatal de Bélgorod, uma das mais tradicionais instituições da Rússia. A parceria permite que estudantes brasileiros selecionados pela Aliança Russa de Ensino Superior, entidade representante no Brasil das universidades russas, estudem o idioma no Brasil. Com esse acordo, o estudante poderá cursar os primeiros seis meses da língua no UNIFIEO para depois finalizar os estudos no país europeu.
Apresentação do projeto “História e memória do uso da água no Brasil e Cabo Verde”
– Dia 28 de agosto (quinta-feira) 19h30 Entrada franca
– Local: Anfiteatro do Bloco Amarelo – Campus Vila Yara (Av. Franz Voegeli, 300 – Osasco-SP)
Mais informações: 3651-9965 e www.unifieo.br