Prefeito Furlan destaca baixos índices de violência em Barueri

Barueri alcançou o notável índice de 3,9 homicídios para cada 100 mil habitantes, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A informação foi repassada pelo prefeito de Barueri Rubens Furlan na manhã de sábado, 18, durante a inauguração da nova sede da Secretaria dos Assuntos de Segurança da Prefeitura.

Na ocasião, o prefeito convidou a população a conhecer as modernas instalações do prédio e explicou que os investimentos realizados na área de segurança já podem ser percebidos no combate à violência. “Enquanto a cidade de São Paulo registra 23 homicídios por ano a cada 100 mil habitantes, em Barueri o índice anual é de 3,9 casos”, comentou o prefeito.

A média registrada no Brasil no ano passado foi de 25 assassinatos a cada 100 mil pessoas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera bom quando o índice é abaixo de dez homicídios por 100 mil habitantes. “A integração da nossa Secretaria de Segurança com as polícias Militar e Civil é a responsável por essa taxa na cidade, que faz com que o cidadão se sinta sempre mais seguro”, completou Furlan.

Para se ter uma ideia, a taxa de Barueri (3,9) pode ser comparada com a de cidades de países desenvolvidos. A capital holandesa Amsterdã, por exemplo, registrou índice bem próximo ao de Barueri – 3,8 assassinatos por 100 mil pessoas. Já os Estados Unidos possuem uma taxa anual de 6 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Em Barueri, de janeiro a novembro deste ano, o índice de criminalidade diminuiu 31% em relação aos dados de quatro anos atrás no mesmo período. Com relação a 2006, os furtos de veículos caíram 39,54% e os roubos, 31,21%. Houve redução de 15,45% em roubos de comércios e 20% de residências, outros tipos de roubo diminuíram 24,85%. O índice de homicídios é 44,44% menor do que o registrado há quatro anos.

Furlan se emociona

Ao ver as famílias dos guardas municipais e dos agentes de trânsito na cerimônia de inauguração do novo prédio da Segurança, o prefeito de Barueri contou que sua experiência de vida tem norteado a política de valorização dos profissionais desta área.

“Eu era criança e meu pai era soldado da Polícia Militar, quando ele tinha aquelas escalas de 24 horas, eu e minha família vivíamos sobressaltados. Nós íamos dormir e ficávamos sem sono, pensando no pai que estava na rua prestando serviços à comunidade. A vida do policial sempre foi perigosa, afinal de contas ele é a primeira pessoa no enfrentamento ao mal da sociedade”, lembrou Furlan. “E assim é com cada um de nossos guardas e agentes, hoje a gente vê suas famílias e eles representam a tensão que eu vivia no passado.”

O secretário dos Assuntos de Segurança, Edson Santos da Silva, enalteceu a sensibilidade administrativa do prefeito ao enumerar as ações do governo municipal no setor, como o aumento (de 20 para 30%) do adicional pago pela periculosidade inerente à função, o reajuste salarial da corporação, as bases do Belval e do Viana, e a capacitação do efetivo, além da frota com mais de 120 viaturas. “O sistema de monitoramento é um dos melhores que a gente tem no Brasil, totalmente equipado e moderno. A nossa Guarda, a partir de janeiro, será a mais bem paga do Brasil”, salientou Edson. “Esta nova sede dignifica não só a esses servidores, mas também aos seus familiares.”

O vice-prefeito Carlos Zicardi relatou que é gratificante para a administração pública o carinho e o profissionalismo que os guardas municipais e agentes do Demutran demonstram em suas rotinas de trabalho. “Tenho muito orgulho desta corporação que a Bruna Furlan, acertadamente, costuma dizer que são os anjos da guarda da cidade”, disse Zicardi ao lado da deputada federal eleita.

O agente de trânsito Devair Ferreira Martins recebeu o diploma de Melhor Funcionário do Demutran em 2010, e os guardas municipais Fernando Sanches, Edson Amparo de Araujo, Antonia Rodrigues Vilela e Cícero Pereira de Moura foram condecorados com a Láurea de Mérito Pessoal “Guardião” de 4º grau, pela bravura com a qual evitaram, em junho deste ano, um roubo de valiosa carga de caminhão no Tamboré.

“É uma honra receber uma medalha como esta, fiquei muito feliz por ser homenageado. E o melhor é que esse reconhecimento veio pelo fato de eu ter ajudado um companheiro de serviço. Na ocasião, uma viatura da Guarda Municipal evitava um roubo de carga de caminhão no Tamboré e foi alvo de disparos por parte dos ladrões, como a minha viatura estava perto, eu e a GMF Antonia chegamos para apoiar os GMs Sanches, que já tinha sido baleado, e Amparo. O roubo foi evitado e, graças a Deus, conseguimos socorrer nosso companheiro em tempo hábil”, disse o guarda Cícero Pereira.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Analista de Crédito – Embracon – Barueri, SP

Auxiliar todo o processo de analise de crédito. Experiência necessária, com o ramo imobiliário será um diferencial. Ter bons conhecimentos em excel e pacote...
De Indeed - 30 Jul 2013 12:58:09 GMT - Visualizar todas as empregos: Barueri