O Osasco/Jaguaré/Palmeiras/ACM, equipe de futsal feminino Sub 15 e Sub 17, está se preparando para o Paulista Aberto – Segundo Semestre. Visando um bom desempenho na competição as jovens alviverdes fizeram dois amistosos na última terça-feira (12), em Osasco.
O adversário foi o mesmo nos dois jogos: Grêmio São Paulo de Futsal Feminino, da cidade de Limeira (SP). Em partidas realizadas no período da noite, no Ginásio Geodésico, as osasquenses obtiveram uma vitória no Sub 17 (por 4 a 1) e uma derrota no Sub 15 (2 a 1).
Foi mais uma oportunidade para o técnico Tadeo Anéas observar suas atletas e entrosar os reforços vindos para a base osasquense. Na semana anterior as meninas fizeram um treino conjunto com a equipe do Domínio Futsal, de Iperó (SP) – o qual foi muito produtivo para o Jaguaré.
A primeira equipe a entrar em quadra, na noite de terça, foi a Sub 15. O público osasquense pôde ver, pela primeira vez em ação com a camisa do Verdão, as jovens Bibi e Naná. A primeira, que se chama Gabriele Domingues, veio do Domínio Futsal; Bibi joga como ala e começou sua carreira na Gaviões da Fiel, de Sorocaba. Sua principal conquista foi a Copa Esplanada de 2006. Já a segunda, que se chama Natália Nunes, é fixa e deu início à sua carreira entre os meninos do Guarany, de Sorocaba, no ano de 2000; desde 2005 joga pelo Ipanema/Araçoiaba da Serra, onde foi tricampeã do Torneio Folhinha, em Votorantim (2006/07/08).
Entretanto a equipe sentiu a falta de entrosamento, e não pôde fazer o seu melhor. Ainda que Paulinha tenha feito um gol na primeira etapa, a partida terminou com vitória por 2 a 1 para as limeirenses. No Sub 17 a bola rodou melhor nos pés das meninas do Jaguaré. O destaque foi Mari, que fez três gols na partida; além disso, o tento que fechou a contagem em 4 a 1, marcado por Nina, contou com um passe seu.
* Campeonato Aberto tem suas chaves definidas
As atletas da base já sabem quem enfrentarão no Campeonato Paulista Aberto – Segundo Semestre. Em congresso técnico realizado no dia 2 deste mês foram definidas as chaves da competição. Dessa vez o Osasco/Jaguaré/Palmeiras/ACM entrará tanto com equipe no Sub 15 quanto no Sub 17.
O Sub 15 contará com nove equipes, divididas em dois grupos. O Jaguaré está na chave “A”, ao lado do Tiger (campeão do primeiro semestre), Semear e Grêmio União/Pindamonhangaba. No grupo “B” ficaram alocados: SESLA/Indaiatuba, SEA/Guarulhos, Estrela de Guarulhos, Buzzo Sports/São José dos Campos e André Luiz.
Já no Sub 17 o número de equipes será menor – oito – divididos também em duas chaves. Mais uma vez as osasquenses ficarão no grupo “A”, junto com o Guarani (campeão do primeiro semestre), Estrela de Guarulhos e André Luiz. No grupo “B” ficaram: Tiger, SEA/Guarulhos, Semear e Buzzo Sports/São José dos Campos.
Nas duas categorias os duelos serão em turno único, dentro da mesma chave. Classificam-se as duas melhores equipes para as semifinais, as quais lutarão pelo título em cada categoria. O troféu de campeão poderá dar vaga para a Taça Brasil de 2009 – ainda não-confirmada se ocorrerá na categoria Sub 15 ou Sub 17, visto que em 2008 não ocorreu em nenhuma das duas.
Ocorreram duas importantes mudanças. A bola de jogo passa a ser a Max 1000, da marca Penalty – anteriormente era utilizada a Max 200, de peso e tamanho menor. O tempo de jogo no Sub 17 foi ampliado para 20 minutos em cada período, contra os 15 minutos que tradicionalmente ocorriam nessa competição. No Sub 15 continuam os mesmos 15 minutos. Nas duas categorias o tempo é corrido, só sendo cronometrado o minuto final.
A competição está prevista para ser iniciada no próximo dia 23. Os jogos serão aos sábados ou domingos, sempre ocorrendo em um dos Ginásios da Federação Paulista de Futebol de Salão – Presidente Ciro I e II – localizados na zona leste de São Paulo.