Na tarde de terça-feira, 14, servidores da Secretaria dos Assuntos de Segurança da Prefeitura de Barueri mudaram suas rotinas de trabalho. Guardas municipais, agentes de trânsito e funcionários administrativos da pasta promoveram uma festa de Natal para as crianças e adolescentes do Sítio Agar – entidade, localizada em Cajamar, que abriga menores portadores do vírus HIV ou afastados de suas famílias.
Distribuição de sacolinhas de doce, dinâmicas, brincadeiras, maquiagem, pintura de rosto, música, palhaços, muito alegria e até um Papai Noel agitaram a quadra do Sítio Agar, especialmente decorada para o evento. Em uma das traves, o guarda municipal Julio Cesar de Queiroz Rodrigues entretinha os pequenos contando histórias infantis. “Esse carinho não tem preço, o difícil era parar de conversar com eles”, relatou Julio Cesar.
“Viemos para ajudar e acabamos contagiados com a energia deles”, contou Fernanda Brito, que atua no Núcleo de Educação de Trânsito do Demutran. Juntamente com ela, os guardas municipais Fernando Lopes Miron e Jucemar Simões vestiram-se como palhaços para animar o encontro. “É de lavar a alma”, afirmou Simões. “Gratificante”, completou Miron.
Com gorros de Papai Noel em vez da tradicional cobertura (como é chamado o chapéu que complementa o fardamento da GMB), o Corpo Musical da Guarda Municipal tocou canções natalinas e acompanhou as crianças em músicas populares. “Esse contato supera qualquer expectativa de vida e mostra que somos todos iguais”, salientou de forma emocionada o maestro João Moni, inspetor da Guarda Municipal. “Atrás da farda existe um ser humano, muitas vezes um pai de família”.
No final da tarde, as crianças do Sítio Agar foram surpreendidas com a chegada do Papai Noel, que chamou cada um pelo nome para entregar os presentes. “O espírito natalino fez com que todos entrassem no clima, mesmo os mais crescidos”, informou Rui Soares dos Santos, supervisor da Guarda que trocou a farda azul pelas roupas vermelhas de Papai Noel.
Para encerrar o evento, foi servida a todos uma mesa farta de lanches, frutas, doces, panetones, salgadinhos, tortas e bolo. A ação foi denominada Anjos da Guarda e segundo a servidora Rosely de Moraes e a guarda municipal Alessandra Maria do Nascimento, que coordenaram o projeto, a ação terá continuidade em 2011. “O secretário Edson e o comandante da GMB Rinaldo ficaram entusiasmados e apoiarão ações futuras também com outras instituições”, salientaram.
“Se precisasse definir este ato com apenas uma expressão, eu citaria o nome de Deus porque somente Ele para recompensar essas pessoas”, comentou Jussara Possebon, coordenadora do Sítio Agar. “Esse pessoal de Barueri é muito solidário”, concluiu.
A festa foi viabilizada com a contribuição dos funcionários da Secretaria dos Assuntos de Segurança, apoio de outras secretarias municipais de Barueri e com doações realizadas por parceiros. Colaboraram os supermercados Alvorada, Araújo, Carajás, Tupi e Tradição, Igreja Profética de Jesus – O Rei das Nações, HG Distribuidoras de Frutas, Super Big, Casa Branca Papelaria, Açougue e Frios Vilela, Casa do Queijo Minas Gerais, FarmaBem, e Distribuidora de Bebidas Teodoro.