Eles ainda estão no 2º ano do curso técnico em Análises Químicas, mas pelo que têm produzido, fica fácil presumir que o aproveitamento por parte dos alunos do ITB Profª. Maria Sylvia Chaluppe Mello é grande e tem compensado o empenho da equipe pedagógica.
Durante o último trimestre, os alunos de Análises Químicas desenvolveram trabalhos que culminaram na produção de diversos itens do segmento de personal care, termo que designa artigos de higiene e cosméticos. Eles se embasaram nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Operações Unitárias, sob a orientação da professora Alexsandra Dias.
Cada produto desenvolvido pelos grupos foi único. Entre os itens havia sabonete líquido com esfolhiantes naturais, sabonete em barra, sabonete glicerinado com hidratantes naturais como mel, álcool gel, além de gel esfoliante e hidratantes para os pés.
“Os alunos conseguiram desenvolver produtos de alta qualidade. Eles puderam usar a criatividade e alguns, inclusive, desenvolveram produtos que não são encontrados no mercado”, detalhou o coordenador do curso de Análises Químicas, professor João Paulo Orlando. Ele conta que os estudantes se envolveram em todas as etapas de produção, desde a compra da matéria-prima, desenvolvimento das fórmulas, produção no laboratório da escola, até embalagem, rotulagem e divulgação.
Em função do grande envolvimento e comprometimento de todos, a direção do ITB do Engenho Novo decidiu convidá-los a demonstrar tudo o que foi feito na I Mostra de Análises Químicas de Personal Care, realizada em 2 de dezembro na escola. “Eles tiveram a oportunidade de vender seus produtos na mostra, já que foram fabricados com matérias-primas compradas por eles mesmos. Os que preferiram, puderam levar para suas casas, para uso pessoal e de seus familiares”, disse o professor.
João Paulo esclarece que é a primeira vez que um projeto dessas proporções é realizado durante o curso, que é novo no ITB. “Os resultados obtidos nos mostram que esse tipo de trabalho deve ser mantido daqui pra frente”, finaliza.