Mais de 8 mil pessoas foram assistidas entre 2009 e 2010 pelo Barueri Emprega, programa de socorro ao trabalhador desempregado mantido pela Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura. Criado em março de 2009 como resposta à crise financeira mundial e suas consequências no mercado de trabalho, o programa atendeu 8.250 bolsistas até novembro de 2010 – 4.556 em 2009 e 3.694 este ano.
Os trabalhadores que dão entrada no seguro-desemprego têm direito a participar do programa Barueri Emprega, independentemente do município onde encaminharam o pedido, desde que comprovem ser moradores de Barueri. Podem participar apenas os trabalhadores cujo último salário não ultrapasse o valor de três salários mínimos.
Para quem quer optar por benefícios, o Barueri Emprega também dá acesso a programas especiais de fornecimento de cestas-básicas e vales-transporte. Ao mesmo tempo, cada trabalhador tem seu currículo cadastrado em um sistema especial de recolocação profissional.
Em contrapartida, o trabalhador desempregado opta por um dos cursos oferecidos pelo programa – entre 2009 e 2010, o Barueri Emprega forneceu os cursos de: assistente contábil, assistente administrativo, operador de telemarketing RH, assistente de departamento de pessoal, pintura automotiva, logística integrada, gestão empresarial, porteiro, modelagem, armador de ferro, recepcionista, eletrotécnica, reparador de motor, planejamento, controle de estoque e operação de empilhadeira, informática básica e eletricista.
Construção Civil
Mas o grande destaque deste ano foi a parceria com o Senai para o curso de Construção Civil. Os módulos incluíram a formação em pedreiro assentador, pedreiro revestidor, eletricista instalador residencial, pintor de obras, carpinteiro, armador de ferro e instalador hidráulico.
Destaque ainda para a participação de mulheres no curso de construção civil – área tradicionalmente dominada pelo sexo masculino. Pouco mais de 20% dos bolsistas foram do sexo feminino.
“Eu estava desempregado, comecei o curso e hoje até estou recusando serviço. Só tenho a agradecer a oportunidade que a Prefeitura de Barueri me deu”, disse José Augusto Afonso Saco, formando da primeira turma do curso.
“Conclui aqui meu quinto curso na área de construção civil, e estou muito feliz com o retorno que obtive. Quero dizer a todas as mulheres que venham fazer o curso, todas serão bem-vindas e se darão muito bem”, afirmou a também formanda da primeira turma, Roberta Alessandra Rocha dos Santos