Na quarta-feira, 8, a psicóloga Yara Saião, do Serviço de Psicologia Escolar da Universidade de São Paulo – USP, ministrou palestra para pais, usuários e profissionais (educadoras, psicólogas e terapeutas ocupacionais) da área de atendimento a crianças e jovens com problemas mentais, no Centro de Atendimento Psicossocial para a Infância e Adolescência (Capsi – Trilha), da Secretaria de Saúde de Barueri.
Falando para cerca de 30 pessoas, a especialista discorreu sobre o tema: “Sexualidade em Crianças e Adolescentes Especiais”, dando ênfase às sua implicações na doença mental. Ela falou sobre a descoberta do corpo, o prazer como uma necessidade, “não uma sem vergonhice”, as normas de conduta impostas pela nossa cultura que determina regras de privacidade, que devem ser ensinadas pelos pais; os tabus sociais e a atitude que os pais devem tomar quando flagram os filhos se tocando, entre outros assuntos.
Ao final a psicóloga Yara Saião abriu uma “roda de conversa” para tratar das dúvidas dos pais e adolescentes que abasteceram o encontro com muitos depoimentos sobre suas experiências.
O que é o Caps-i
O Caps Infantil presta atendimento na área de psiquiatria, psicologia e terapia ocupacional a adolescentes e crianças, que são inseridos em um dos programas de tratamento, após uma avaliação prévia.
É um serviço que busca minimizar o estigma da doença mental, promovendo a integração entre o paciente e o seu cuidador, procurando sempre em seu trabalho acolher o usuário, realizar ações dirigidas aos familiares, construir projetos de inclusão social e promover melhor qualidade de vida.
Serviço – O Caps-i atende na rua Mareliza, nº 483, Jardim Silveira. Para mais informações, ligar no telefone: (11) 4199-3168.