A Prefeitura de Barueri, através da Secretaria dos Assuntos de Segurança, substituiu sua estação repetidora – unidade responsável pela transmissão do sinal de radiocomunicação entre viaturas e bases da Guarda Municipal, Defesa Civil e Demutran (Departamento Municipal de Trânsito). Além de moderno, o novo sistema é autossustentável.
Localizada na estrada Doutor Cícero Borges de Moraes, no bairro Altos, a nova repetidora funciona a partir de energia solar captada por placas acopladas no posto que abriga a estação. A autonomia da energia gerada é de três dias.
Carlos Alberto Gomes Juvino, chefe de gabinete da Secretaria dos Assuntos de Segurança, informou que a propagação do sinal dos radiocomunicadores melhorou em 80%. “Dificilmente teremos algum ponto descoberto no município”, afirmou Juvino. “O novo equipamento tem tecnologia de ponta e, futuramente, permitirá até a operação em modo digital”.
A instalação da antena foi feita no mesmo lugar da antiga porque, segundo Josué Estefani, diretor técnico da área de telecomunicações da secretaria, a topografia elevada da região favorece a recepção e transmissão dos sinais. “Além disso, a torre da nova antena tem 43 metros de altura, enquanto que a anterior possuía apenas 18 metros”, comparou Estefani.