Cerca de mil crianças e adolescentes superlotaram as dependências do Teatro Municipal de Barueri para assistir à grade de programação do primeiro dia das apresentações dos alunos do programa Bairro-Escola Barueri, que se revezavam no palco com danças, espetáculos circenses, teatrais, musicais e muita, muita alegria.
O prefeito Rubens Furlan, o vice-prefeito Carlos Zicardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade e idealizadora do programa Bairro-Escola Barueri Sônia Furlan, a deputada federal eleita Bruna Furlan, secretários municipais, funcionários, alunos, pais e convidados assistiram às exibições. O espetáculo circense foi apresentado pelo artista circense Luís Ricardo, do SBT, o antigo palhaço Bozo, responsável pelo Picadeiro Solidário, primeira escola de circo de Barueri
Sônia Furlan acompanhou a exposição dos trabalhos no saguão térreo do Teatro, enquanto no auditório as centenas de alunos e convidados aguardam ansiosos pelas apresentações programadas para acontecer no palco. Durante toda a semana, de 30 de novembro a 3 de dezembro, o Teatro ficou superlotado com as atividades do Bairro-Escola Barueri.
Na abertura oficial do evento, Sônia Furlan comentou o quanto estava orgulhosa com essa I Mostra do Bairro-Escola Barueri. “Esse programa tem trazido muitos benefícios para as famílias baruerienses, com ele obtemos melhorias importantes como a redução dos índices de evasão escolar, de violência e no relacionamento familiar. É um exemplo de sucesso, é muito gratificante ver os resultados sendo colhidos hoje aqui”.
O apresentador Luís Ricardo, idealizador do Picadeiro Solidário, apresentou em vídeo a performance dos alunos nas suas primeiras aulas. Em seguida cerca de 70 alunos, meninos e meninas de idades variadas desde pequenos, com 6 anos até os maiores já adolescentes com 12 anos, entraram no palco ao vivo para mostrar o quanto eles aprenderam nas técnicas de malabarismo, monociclo, equilíbrio de pratos, pulando cordas, dando laços pelo corpo, contorcionismo, andando na bola e, é claro, o destaque da escola de circo, os palhaços.
“Arte de fazer rir ninguém ensina. Para ser palhaço é preciso ter talento. Descobrir esse dom é o nosso desafio, porque a alegria do circo são os palhaços”, fala Luís Ricardo, cujo pai, o palhaço Xuxu, é um dos professores e coordenador do Picadeiro Solidário.
Todo o guarda-roupa e os figurinos utilizados pelos alunos em suas apresentações foram desenhados e confeccionados pelas profissionais dos Núcleos de Moda mantidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Barueri.
A empolgação tomou conta do Teatro, e foi nesse clima de euforia que chegaram ao local o prefeito Rubens Furlan, o vice-prefeito Carlos Zicardi, a deputada federal eleita Bruna Furlan e secretários municipais que vieram conferir a alegria do evento. “Estou muito feliz em ver todas essas crianças e jovens em atividades tão sadias, ricas, todos demonstrando o quanto são valorizados na cidade em que moram. É isso que desejo para o meu povo. Que Deus os abençoe e continue iluminando projetos tão lindos como esse do Bairro-Escola Barueri, que beneficia tanto essa geração”, afirmou o prefeito, sendo rodeado pelas crianças para tirar fotografias.
“Obrigada por realizarem o sonho da minha mãe e o meu também. Eu estou emocionada e orgulhosa de ver os resultados desse trabalho lindo que a minha mãe faz na área social. Saibam que o que a minha mãe deseja para os filhos dela, para mim, ela deseja para os filhos de Barueri”, falou Bruna Furlan.
“Vejo no Bairro-Escola motivo de vitória. Um lindo trabalho de equipe. Todas essas crianças representam o futuro do nosso país. Tenho orgulho de pertencer a um governo que realiza ações como essa, me enche de esperança por um mundo melhor”, comentou o vice-prefeito Carlos Zicardi.
O prefeito de Barueri afirmou também que o sucesso da primeira escola de circo de Barueri e as demais trilhas do Bairro-Escola foi tão grande que a Prefeitura está investindo na construção de mais dois centros comunitários, como o do Parque Imperial, na rua Salete no Engenho Novo e no Jardim Paraíso na rua Caio.
“Quero parabenizar e agradecer o trabalho realizado no programa Bairro-Escola na escola Onofra da Silva, no bairro do Jardim Paulista. Foi com enorme prazer que esta unidade escolar e seus professores partilharam conhecimentos com profissionais tão comprometidos. Uma rica contribuição para nossos alunos e das escolas municipais envolvidas nas trilhas. Gostaríamos que em 2011 continuassem as trilhas de inglês, informática, reforço escolar e yoga, com os mesmos educadores comunitários. Parabéns a todos e, em especial, a Sônia Furlan, sempre tão envolvida e preocupada com o social e com o bem-estar dos munícipes”, afirmou a diretora Andréa Pires.