A população de Santana de Parnaíba ganhou, no último sábado (27/11), mais dois colégios municipais de Educação Infantil. O Prefeito de Santana de Parnaíba Silvinho Peccioli (DEM) inaugurou o Colégio Municipal Norberto Reginaldo Rocha – localizado à Rua Peru, 102, no Recanto Maravilha III, na Região do Cururuquara – e o Colégio Municipal Monteiro Lobato – situado à Rua Honduras, 287, no Jardim São Luiz. Na semana passada, o prefeito já havia entregue à população outro colégio de Educação Infantil na região da Fazendinha. Com a entrega dessas unidades, foram criadas no município mais 900 vagas para crianças entre seis meses a cinco anos de idade.
Na cerimônia de inauguração das duas unidades, estiveram presentes o vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social (SEMEDES) Pedro Mori, o presidente da Câmara Municipal Régis Salles, os vereadores Maria Helena Arruda Santos, Carlos Fernando Rosin, Cibele da Silva, Vicente Augusto da Costa, Agnaldo Moreno e Ronaldo Santos, o tenente-coronel da Polícia Militar Fernando Demétrio, a Secretária Municipal de Educação Eliana Maria da Cruz Silva, o Secretário Municipal de Obras Guilherme Correia, além de outros secretários, coordenadores e diretores municipais. E na inauguração da primeira escola, a do Cururuquara, estavam presentes os familiares do homenageado Norberto Reginaldo Rocha, seu pai Norberto da Rocha e suas irmãs Monaliza e Edilene Rocha.
As duas unidades escolares inauguradas fazem parte do pacote de inaugurações preparado especialmente para o mês de aniversário de Santana de Parnaíba, que completou 430 anos, no último dia 14 de novembro. Além destas escolas, na semana passada (20/11), o Prefeito Silvinho Peccioli entregou à população as novas instalações do Colégio Municipal “Profª Helena Chaves Demange”, no bairro Jaguari, que atenderá 350 alunos do Ensino Fundamental, em período integral, e o Colégio Municipal de Educação Infantil Zilda Arns Neumann, no bairro Chácara Solar I, na região da Fazendinha.
Durante a solenidade de inauguração dos dois colégios, o Prefeito Silvinho Peccioli falou sobre os seus investimentos na educação. “Quanto mais a cidade se desenvolve, mais pessoas se mudam para cá. Por isso, os nossos investimentos na educação são constantes. Além de construirmos novos prédios para atender a demanda populacional, que não para de crescer, investimos na qualidade do ensino. Nós oferecemos merenda, uniforme, material escolar e estamos, também, expandindo o número de escolas em período integral”, disse o Prefeito Silvinho Peccioli. “E para o ano que vem, vamos iniciar a construção de outra escola de educação infantil no bairro Colinas da Anhanguera e também a segunda unidade da Escola Técnica Estadual (ETEC), no bairro da Fazendinha”, completou o Prefeito.
As três escolas municipais de Educação Infantil inauguradas neste mês possuem estrutura semelhante, com uma área construída de 1.900 m2. Cada uma delas conta com sete salas de aula; duas salas de múltiplo-uso; dois berçários; banheiros para funcionários, alunos e portadores de deficiência; além de refeitório; cozinha; enfermaria; consultório; lactário; lavanderia; almoxarifado; secretaria; diretoria; recepção; sala de professores; pátio coberto e elevador para portadores de deficiência. Cada unidade tem capacidade para atender um total de 300 crianças de seis meses a cinco anos. Portanto, com a entrega das três unidades foram abertas, este ano, 900 vagas somente para a Educação Infantil.
A Educação Infantil
Com a entrega dos dois colégios no dia 27/11, a Rede Municipal de Ensino atingiu um total de 20 unidades de Educação Infantil, a antiga creche. Desta totalidade, 16 delas foram construídas a partir da primeira gestão do Prefeito Silvinho Peccioli, em 1997. E somente nestes dois primeiros anos da sua terceira gestão, a Prefeitura inaugurou seis colégios de Educação Infantil, criando 1.800 vagas para crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Portanto, a Rede Municipal, que antes contava com 3.754 alunos matriculados, passará a contar, em 2011, com um total de 5.554 vagas. Em percentual, este número representa um crescimento de 47,95%.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação Eliana Maria da Cruz Silva, o forte investimento na educação infantil, nos últimos anos, possibilitou a eliminação de filas de esperas em diversos bairros da cidade e beneficiou a população que não tem com quem deixar os seus filhos pequenos. “Estas escolas tem ajudado demais as mães que trabalham. As crianças entram aqui às 7h e permanecem até às 17h. Neste período, elas recebem cinco refeições e participam de diversas atividades com os professores”, afirmou Eliana.
Uma das pessoas que estava muito feliz com a inauguração do primeiro colégio de educação infantil no Recanto Maravilha era a moradora Marlene Oliveira Santos. Sua filha, Sofia Santos Vieira, de dois anos, será uma das alunas da nova escola. “Estou adorando a inauguração desta escola. Agora, vou ter um lugar seguro para deixar a minha filha enquanto trabalho. Além disso, sei que aqui ela vai se divertir muito e se relacionar com outras crianças da idade dela”, disse a moradora.
Outra mãe muito satisfeita com o novo colégio onde seu filho Luís Paulo Pereira dos Santos Cajé, de dois anos, vai estudar, é a moradora do Jardim São Luiz Vera Lúcia Pereira dos Santos. “Achei a escola muito bonita e confortável. Ela vai oferecer bastante segurança para o meu filho. Acredito que ele vai adorar estudar aqui”, garantiu a moradora.
?