O Conselho Municipal de Saúde de Barueri realizou a sua reunião mensal na sede da Secretaria, na quinta-feira passada, 25, para avaliar os serviços prestados na área da saúde durante o mês de outubro. Na pauta dos debates, o tema principal foi a possibilidade de se implantar no município, a partir de 2012, as chamadas “residências terapêuticas”, também conhecidas como “lar abrigado”, que são casas que servem como moradia para pessoas com problemas psiquiátricos, abandonadas pela família.
Os atendidos, que precisam ter laços familiares com a cidade, viriam dos Hospitais Psiquiátricos do Estado já que, após a reforma sobre as diretrizes da saúde mental, não podem mais ficar confinados em manicômios. O último levantamento do Governo Estadual apontou 14 pacientes de Barueri, internados nessas instituições. Eles morariam nessas residências, em um total máximo de oito, onde seriam monitorados por um cuidador da Prefeitura. No Brasil somente 14 municípios dispõem desse tipo de serviço.
Os conselheiros também deliberaram sobre a aprovação e rubrica do balancete da receita e da folha de pagamento do mês de outubro e o relatório do Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil, que revelou 3 óbitos de crianças com até 1 ano de idade, no período. Ratificaram a realização da 4ª Conferencia Municipal de Saúde, que acontecerá em 3 de dezembro, no CAP (Centro de Aperfeiçoamento de Professores). O encontro foi coordenado pelo Secretário de Saúde, médico Mauricio Tundisi.
Plenária em Brasília
Três membros do Conselho Municipal de Saúde de Barueri, entre eles o seu presidente, Vanderson César de Almeida, representaram o município na 16ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, realizada no Distrito Federal, nos dias 16, 17 e 18 de novembro. A comitiva, que contou também com Marilde Batista Novelli (trabalhadores da saúde) e Maria Januária das Graças (conselhos locais de saúde), participou de debates sobre conjuntura política e modelo de gestão dos SUS, e a realização da 14ª Conferencia Nacional de Saúde no próximo ano, entre outros assuntos.