Na esteira do Movimento Barueri, Sou do Bem, que promove a maior mobilização social dirigida para a prática do bem, de que se tem notícia na região, a campanha “Cidade do Bem – Cidade Educada, Limpa e Saudável”, da Prefeitura de Barueri, movimentou alunos da Emef professora Naly Benedicta B.C. Mancini e moradores do Jardim Belval para a realização de uma caminhada pelas ruas do bairro, numa ação que visa despertar a consciência da importância de se manter limpo e saudável o lugar onde vivemos.
A ação aconteceu nesta sexta-feira, 19, e foi organizada pelas secretarias de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Educação e Cultura, e Saúde. O tema foi anunciado durante o percurso por um carro de som, que lembrava sobre a poluição causada pelo excesso de lixo e as consequências nocivas como a degradação do meio ambiente e as enchentes, que podem ocasionar invasões de roedores e transbordamento da rede de esgoto para as residências; além de doenças como a dengue e a leptospirose.
Alunos, funcionários e membros da cooperativa de ex-catadores de lixo de Barueri, Cooperyara, distribuíram panfletos informativos sobre os procedimentos corretos de encaminhamento do lixo para a coleta domiciliar, separação dos materiais recicláveis para a coleta seletiva, não deixar entulho e móveis usados jogados nas ruas, ligação do esgoto das casas na rede de coleta da Sabesp, limpeza dos terrenos, prevenção e combate à dengue e aos roedores, entre outros.
O secretário de Cultura e Turismo, Getulio Fogaça de Azevedo, participou da Caminhada. Ele comentou sobre a importância da conscientização para o problema da poluição. “O ponto básico é este. Conscientizar as pessoas e fazê-las entender que com ações simples como as que estão sendo divulgadas aqui, elas estão praticando um bem para elas mesmas, antes de tudo”.
A caminhada teve o apoio de uma ambulância da Secretaria de Saúde e também de agentes do Demutran e da Guarda Municipal, da Secretaria dos Assuntos de Segurança.