Já que vamos falar de comida de boiadero, nada melhor que escolher um prato, digamos… diferente. Essa comida é não somente o prato principal da festa de uma comunidade perdida no fundão do estado de Utah, nos Estados Unidos, mas é também a maior atração desse evento, que já acontece há 18 anos: o Festival do Testículo.
Os testículos de boi também são um aperitivo bem apreciado aqui no Brasil, particularmente em algumas localidades do Nordeste. Tem quem diga que são afrodisíacos…
Talvez por isso é que, entre os americanos, as bolas de bovinos estejam tão ligadas à cultura “cowboy”, que tanto valoriza a testosterona. Não por acaso, o Festival do Testículo, tem muitas provas tradicionais de rodeio, muito laço e muito chapéu de vaqueiro…
Neste ano, foram vendidos ali mais de cem quilos de gônadas bovinas (nome ainda mais impactante que testículos), devidamente empanadas numa massa de farinha e cerveja, depois fritas em banha bem quente.
Difícil ficar indiferente a uma preparação dessas.
O dinheiro arrecadado com a venda do pitéu – apelidado pelos locais de “caviar de cowboy” – vai para instituições de caridade. A renda obtida em 2008, de cerca de 30 mil dólares, será usada para auxiliar de bebês prematuros a crianças com câncer e pacientes com necessidade de transplante de fígado.
Ora, bolas! E não é que testículo faz bem à saúde?
Para quem quiser experimentar (e tiver coragem), segue uma receita bem brasileira da iguaria:
Ingredientes
-2 testículos de boi
-sal
-1 dente de alho
-cominho com pimenta
-colorau
-sal a gosto
-manteiga
Modo de preparo
Colocar os testículos na panela com água e levar ao fogo, depois que começar a ferver deixar mais ou menos uns cinco minutos no fogo.
Tirar do fogo, escorrer a água. Feito isso dê um corte vertical na pele e retire-a deixando apenas a parte de dentro, o miolo.
Feito isso, corta-se em rodelas esse miolo e tempera-se com sal a gosto, e o restantes dos temperos secos. Coloca-se a manteiga na panela e vai fritando aos poucos.