Entre os dias 18 e 25 de novembro a Prefeitura de Barueri promove a “Semana Municipal de Doação de Sangue”, instituída por lei municipal em agosto do ano passado para incentivar o hábito da doação de sangue entre os seus munícipes. O evento tem como objetivo conscientizar a população da importância desse ato que, em muitas situações, pode salvar uma vida.
Neste período estão sendo desenvolvidas campanhas e atividades de esclarecimento e incentivo à doação de sangue, coordenadas pela Secretaria de Saúde que implantou, no dia 25 de agosto, o Banco de Sangue de Barueri no Hospital Municipal Dr. Francisco Moran, em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, com capacidade para captar até 800 bolsas de sangue por mês.
Estão aptas para a doação as pessoas com idades entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 Kg e boas condições de saúde. Não pode ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; não estar em jejum; não ter fumado até 1 hora antes ou ingerido bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação e ter dormido pelo menos 6 horas no dia anterior. Mulheres grávidas ou amamentando também não podem doar, bem como aqueles que viajaram para as regiões norte e centro-oeste nos últimos 6 meses.
Quem quiser doar sangue, basta procurar o Banco de Sangue no Hospital Municipal de Barueri, na Vila Porto. Para mais informações, ligar nos telefones: (11) 2575-3375 (Banco de Sangue) e 4199-3100 – ramal 3195 (Secretaria de Saúde).
Banco de Sangue
O centro de captação de sangue atende no Hospital Municipal de Barueri, no saguão térreo, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas. No ato deve-se apresentar documento oficial de identidade com foto. Funcionários do Hospital fazem a triagem e realizam a coleta, e a Fundação Pró-Sangue é responsável pelo transporte, processamento e distribuição do material colhido. Somente o Hospital Municipal de Barueri utiliza mais de 500 bolsas de hemoderivados por mês, para os seus pacientes.