Reunião da comissão intersecretarial, organizada pela Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, definiu medidas a serem tomadas junto aos servidores no combate à violência contra a mulher e toda forma de discriminação
Na última quarta-feira, 17, aconteceu a primeira reunião ampliada da Comissão Intersecretarial de Combate à Violência Contra a Mulher e Toda Forma de Discriminação da Prefeitura de Osasco. No encontro, ocorrido no Espaço Cultural Grande Otelo, foram apresentados estudos da Comissão e o programa de prevenção às diversas formas de violência.
De acordo com a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho, que presidiu a mesa de trabalho, o evento serviu como reflexão a respeito não só da violência contra a mulher, mas também da violência contra a família, sendo necessária a reflexão para serem definidas ações de combate. Segundo Rainho, o objetivo é que Osasco inicie a formação de uma cultura de paz. “Vamos ousar enfrentar a violência na sociedade, trabalhando, inicialmente, dentro de ‘nossa própria casa’, que é a Prefeitura de Osasco. Grande parte de nossos servidores atende vítimas de violência, quer seja na Saúde, na Promoção Social, na Guarda Municipal ou em outros setores. Vamos sensibilizar os servidores a ter outro olhar também para a família e para seu bairro”.
A coordenadora de Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde de Osasco, Marta Andréa Silveira, outra grande batalhadora pelo combate à violência, ressaltou que o a comissão defende também o combate a todas as formas de discriminação. “Nas duas situações [violência e discriminação] é importante que o ser humano não seja vitimizador, mas também que não se permita ser vítima”, disse.
Já a diretora do Departamento de Administração de Recursos Humanos da Prefeitura, Régia Maria Sarmento, que também formou a mesa de trabalho e está há 30 anos no combate à violência, lembrou que o governo do prefeito Emidio tem permitido, de maneira inédita, o debate e enfrentamento a questões como o assédio moral na administração pública, e que também é favorável à ampliação da prevenção contra a violência. “Faço questão de que todo meu departamento atue nesta batalha. Tudo o que vier e favor do serviço público no município, estaremos engajados”, disse.
Na reunião também foi apresentado o programa de prevenção à violência, que inclui: reuniões com setores que compõem a rede de proteção social de Osasco; sensibilização dos funcionários; elaboração de protocolo de atendimento à vítima de violência; treinamento dos servidores da Secretaria de Saúde; e instalação da Casa de Acolhimento à Mulher.
Além de representantes de todas as secretarias e demais órgãos municipais, também compareceram à reunião representantes da defensoria pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Polícia Militar, da Associação Lares e o ouvidor geral de Osasco, José Pedro.