A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está convocando os moradores, entre 01 e 19 anos de idade, para se vacinarem contra o sarampo. A medida, que se estende até o dia 30 de novembro, visa atingir a população desta faixa etária que ainda não tenha tomado as duas doses da vacina, responsável pela imunização da doença.
A ação faz parte do trabalho de prevenção coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, cujo objetivo é reforçar a prevenção contra a enfermidade, após registros de casos ocorridos em estados brasileiros como Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba.
De acordo com Secretaria Estadual de Saúde, o Estado de São Paulo não tem casos autóctones de sarampo desde 2000. Porém, a ocorrência em outros estados brasileiros e a proximidade do período de férias, quando muitos jovens irão viajar pelo Brasil ou para o exterior, reforça a necessidade de prevenção.
A primeira dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, deve ser tomada aos 12 meses de vida. Já o reforço é administrado quando a criança tem entre 4 e 6 anos de idade. Porém, desde 2008, o Estado decidiu estender a aplicação da segunda dose para a população com até 19 anos de idade. Portanto, as pessoas entre 06 e 19 anos, que não receberam ainda o reforço, devem tomar a vacina agora.
Além da vacina tríplice viral, as unidades de saúde do município aplicarão também a vacina contra hepatite B naqueles que ainda não tenham tomado as três doses necessárias para se imunizar contra esta doença. Por isso, é muito importante que ao comparecer a Rede de Saúde, a criança ou o adolescente esteja com a carteirinha de vacinação em mãos.
A vacinação em Santana de Parnaíba está acontecendo de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades Avançadas de Saúde (USAs), no Centro Integrado de Saúde (CIS) e na Unidade de Saúde da Família (USF).
O sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa causada por vírus, de transmissão respiratória e altamente contagiosa. Os principais sintomas são febre alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e exantema (pele com placas ásperas avermelhadas). Em alguns casos, a doença pode levar à morte.