Na quarta-feira, 11, o Fundo Social de Solidariedade de Barueri promoveu em sua sede, em parceria com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, uma oficina que ensinou a reaproveitar o óleo, já utilizado no preparo de alimentos, para produzir sabão artesanal. Alunas dos cursos de artesanato, padaria artesanal e do projeto Inclusão pela Moradia integraram a atividade.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, cumprimentou as participantes. “A partir do momento em que se faz sabão com o óleo de fritura, a gente está poupando o meio ambiente”, afirmou Sônia, lembrando que o produto não pode ser descartado na pia ou no ralo, o que prejudicaria o tratamento de esgoto e poluiria o solo e os mananciais.
Ana Maria da Silva, servidora da Secretaria de Meio Ambiente que aplicou o curso, informou que o óleo de cozinha também pode ser entregue na coleta seletiva. “A Prefeitura de Barueri coleta o óleo junto com o lixo reciclável. O material é enviado para a USP de Ribeirão Preto, onde é utilizado na geração de biodiesel”, explicou.
Enquanto a mistura de óleo, detergente e outros produtos era mexida para atingir o ponto certo do sabão, Cleide Martins Rodrigues da Silva, colaboradora da Secretaria de Ações Sociais e Cidadania, ensinou às participantes como decorar sabonetes. Com o emprego da técnica francesa decupagem e da pintura com tintas PVA, sabonetes foram transformados em belos enfeites.