A Emef Professor Egídio Costa, no bairro Califórnia, resolveu trabalhar com seus alunos a “Hispanidad”, programa desenvolvido pela professora de língua estrangeira (Espanhol), Raquel Morales, focando as culturas de 22 países com predominância do idioma.
Foram trabalhadas as culturas dos seguintes países: Bolívia, El Salvador, Honduras, Cuba, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Venezuela, Porto Rico, México, Espanha, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Peru, Chile, República Dominicana, Argentina, Equador, Andorra e Guiné Equatorial.
Os alunos realizaram uma pesquisa e fizeram trabalhos que foram expostos em sala de aula. Os estudantes trouxeram para a exposição objetos e comidas típicas como: taco, churros, guacamole e nachos.
O evento contou ainda com quadrinhos em espanhol confeccionados pelos alunos. E por ser interdisciplinar, foram desenvolvidas as seguintes atividades: Artes, utilizando trabalhos inspirados nos pintores Joan Miro, Francisco José de Goya e Pablo Picasso; Geografia – mapas e bandeiras confeccionados de papel e tecido de alguns países; e Música, onde os alunos pesquisaram musicas em espanhol e cantaram para ser avaliado.
Na parte da exposição os alunos recebiam um questionário com sete perguntas, valendo um ponto na média final: As cores da bandeira da Bolívia?, três países que falam espanhol?, capital da Espanha?, nome de um pintor espanhol, qual a releitura artística que você mais gostou e por quê? Qual o objeto que mais lhe chamou a atenção?, e o que é hispanidad?
Para aluna Vanusa Pereira da Silva, 8ª B, 15 anos, o trabalho foi enriquecedor. “Eu aprimorei mais meus conhecimentos em relação aos países que estudamos”.