A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará no dia 16 de novembro a campanha “Fique Sabendo”, para incentivar a população a realizar o teste espontâneo de HIV. Até 1º de dezembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Atalaia, Caucaia e Portão realizarão o exame de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Com o intuito de ampliar o acesso ao exame, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma ação concentrada no dia 27 de novembro (sábado), na UBS Atalaia, das 7h às 11h.
A campanha que incentiva a testagem anti-HIV tem como missão principal estimular a mobilização da sociedade em favor do diagnóstico da Aids e possui uma marca própria para simbolizar o conceito, passando a seguinte mensagem: “Não importa se seu teste deu positivo ou negativo, você pode ser feliz de qualquer jeito”.
Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e encaminhar as pessoas infectadas aos serviços especializados.
Em 2009, a cidade de Cotia realizou 315 exames durante o período da campanha, sendo 113 homens e 202 mulheres. Desse total, 141 pessoas fizeram o exame pela primeira vez.
Saiba mais
O teste de HIV não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo vírus, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.
As principais formas de transmissão da Aids são: relações sexuais sem uso do preservativo; compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas; gestação, parto e amamentação; e transfusão de sangue.
No caso de mães soropositivas, vale destacar que há 99% de chance de terem filhos sem HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
A campanha está sendo coordenada pela Vigilância Epidemiológica. Para mais informações, ligue: 4616-9115.