Na sexta-feira passada, 5, a Prefeitura de Barueri reuniu mais de 180 cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal, durante o dia inteiro, no 1º Fórum de Saúde Bucal do município. Participaram profissionais da rede pública municipal das 15 cidades da Região Metropolitana Oeste de São Paulo (Barueri, Carapicuiba, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçú, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista).
O evento, promovido pela Secretaria de Saúde de Barueri, aconteceu no CAP (Centro de Aperfeiçoamento de Professores), com a presença do secretário da pasta, médico Mauricio Tundisi, que deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos antes de declarar aberto o Fórum. “É mais uma prova do empenho da administração pública, através do prefeito Rubens Furlan, em querer qualificar cada vez mais a saúde pública proporcionando um atendimento digno à população”, disse.
No auditório Victor Civita os cirurgiões-dentistas assistiram a duas palestras: uma sobre o uso de antibióticos e antiinflamatórios na odontologia, com a professora doutora Giselle Sant’Anna, da Universidade Cruzeiro do Sul; e outra sobre diagnóstico e tratamento das maloclusões na odontopediatria, com a doutora Patrícia Roulet, especialista em ortopedia funcional dos maxilares e professora da Fundecto e Abeno.
Ao mesmo tempo, em outra sala, os técnicos e auxiliares em saúde bucal também tiveram duas aulas: a primeira sobre biossegurança na saúde bucal/acidentes de trabalho, com a doutora Sonia Maria Levy Alvarez, técnica da GVS-X, de Osasco; e a segunda sobre ética profissional em saúde bucal, com a professora doutora Cilene Rennó Junqueira – mestre em Deontologia e Odontologia Legal e doutora em Ciências Odontológicas, pela Universidade de São Paulo (USP).
Ao final, houve uma rodada de debates e encaminhamentos dos resultados com questionário de avaliação sobre os trabalhos desenvolvidos. De acordo com o dentista Alberto Luiz Ferreira Kesselring, diretor de Departamento de Saúde Bucal de Barueri e um dos organizadores do evento, o Fórum atingiu os objetivos porque foi importante para a atualização e reciclagem dos profissionais, com informações sobre novas técnicas e procedimentos.
“Atualização de conhecimentos é importante em qualquer profissão, mas na saúde ganha uma dimensão ainda maior,” comentou a cirurgiã-dentista Flávia Cristante Sant’Anna, uma das participantes do Fórum, pela cidade de Santana de Parnaíba.