A Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Barueri, por intermédio do seu departamento de Vigilância Epidemiológica, está convocando todos os motoristas de taxi de Barueri para tomar o reforço da vacina tríplice viral (SCR) como prevenção contra o sarampo. Após 3 anos sem nenhum registro da doença, apareceram 49 casos confirmados no País, nos estados do Pará (3), Rio Grande do Sul (3) e Paraíba (43), sendo que neste último estado do nordeste existem ainda mais 110 casos suspeitos.
A Secretaria de Saúde de Barueri atende a uma recomendação do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado, já que esses profissionais estão sempre em contato com pessoas vindas de outras cidades, que utilizam este tipo de serviço, o que propicia maior risco de transmissão do vírus morbili, causador do sarampo.
Os casos de sarampo foram identificados em pacientes não vacinados e estão relacionados à importação de vírus circulantes nos continentes europeu e africano. A alta transmissibilidade do sarampo, a frequência e a facilidade dos deslocamentos internacionais e nacionais estão sendo apontados como fatores importantes para o retorno da doença.
Como a vacinação é a medida mais eficaz para a sua prevenção, todos os taxistas de Barueri devem procurar as UBS (Unidades Básicas de Saúde), ou a Clínica Unip Alphaville, na próxima semana, entre os dias 08 e 12 de novembro. É necessário apresentar documento com foto e o cartão de vacinação. Quem não tiver a carteira tem que tomar a vacina.
O que é?
O sarampo é altamente contagioso, e faz parte do grupo das doenças que se manifestam por alterações marcantes da pele, exantema eritematoso (pele avermelhada, com placas) e com comprometimento de vários órgãos. É transmitido pelos homens e macacos, que são os únicos hospedeiros do vírus.
A transmissão é feita pelas gotículas da respiração ou pelo ar, com o vírus ainda vivo. O período de incubação da doença é de duas semanas. Os sintomas são: febre alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e placas ásperas avermelhadas na pele. O exame interno da bochecha permite identificar pequenos pontos branco-amarelados (enantema de Koplick) que confirma o diagnóstico.
O sarampo é certamente a mais grave das chamadas doenças comuns da infância e pode ter graves complicações, sendo que pode ocasionar óbito em três para cada mil casos da doença. Sua prevenção é feita com a vacina, que é altamente eficaz, e tem que ser aplicada em dose única nas crianças com 1 ano. O primeiro reforço deve ser feito na idade entre 4 a 6 anos; e o segundo quando completar 12 anos.
Serviço – Em Barueri existem 16 UBSs distribuídas pelos bairros, que vacinam de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. A clínica Unip Alphaville fica na alameda Amazonas, 492; e atende na segunda e terça-feira, das 7 às 13 hs e quarta, quinta e sexta-feira, das 7 às 18 horas.