ESN: 16675-080201-838850-87
Algumas coisas aconteceram no mundo ultimamente, quase sem serem notadas. As coisas começaram a aparecer e a acontecer e sem que ninguém desse muita atenção; chegamos a uma situação dramática de perigosíssimas conseqüências e se não cuidarmos e vigiarmos; poderão gerar graves entraves ao nosso país num futuro muito próximo.
A reunião da “Cúpula do Mercosul” foi um fracasso fragoroso porque nada de prático resultou dela. Apenas as convulsionadas críticas aos EUA de sempre. Sem, no entanto, nenhuma atitude efetiva.
Analisando-se um retrospecto histórico, vemos claramente que o mundo nunca esteve tão próximo de um clímax violento como agora. A “inflação” dos alimentos; nada mais é do que a boa e velha especulação dos grandes capitais internacionais. Assim como os altos preços do petróleo. E estão levando nações inteiras a beira de um colapso social.
A antiga profecia de que, um dia, os seres humanos implementariam uma guerra devido à escassez de água nunca esteve tão perto de se realizar como agora. Não tanto pela água; mas pela comida e por condições dignas de vida.
O ódio aos países ricos, aumenta na mesma proporção da ojeriza deles pelos pobres, que vêm bater as suas portas procurando pelas migalhas que caem de suas mesas ainda fartas. Países como os EUA e a Inglaterra que atingiram o auge de suas economias e agora necessitam cada vez mais de produtos básicos e de petróleo para continuarem exercendo a sua hegemonia; preocupam-se com os países emergentes como o Brasil e a Índia , pois podem ameaçar o seu reinado de poder.
A maior prova disso é que os EUA reativarão a Quarta Esquadra. Ela “patrulhará” o Atlântico Sul e será uma força de destruição sempre em prontidão máxima às nossas portas. Por mais banal que possa ser; fica muito estranho que um país como os EUA, ávidos e famintos por energia e por alimentos, “patrulhe” nossas fronteiras marítimas logo após a descoberta de gigantescos campos petrolíferos em nosso litoral.
A perspectiva de sermos, um dos únicos países no futuro, que terá fartas reservas de água; petróleo; gás; minérios e ainda vastas áreas agricultáveis intocadas. E o melhor, todo esse patrimônio incalculável guardado apenas por pouco mais de dez aviões obsoletos e meia dúzia de navios com armamento ultrapassado. De nossos submarinos, apenas dois têm condições de uso e mesmo assim; venhamos e convenhamos, não temos a menor condição de fazer frente à marinha americana.Nossas tropas áreas e marítimas serão totalmente exterminadas em pouco tempo de combate. Restará apenas a resistência nas ruas (como no Iraque hoje).
Você provavelmente está rindo e achando que esse que vos escreve está louco e exagerando mais uma vez ; e que esta é uma situação que jamais acontecerá. Contudo, devemos entender que a tentação é enorme. Temos um patrimônio inimaginável para a grande maioria dos países estrangeiros; em todas as áreas. E; se algum dia, alguém disser: “E por que não?”
A verdade é que estamos despreparados e sabemos muito bem que, de nossos “amigos” Sul Americanos, só podemos esperar a derradeira pá de cal. A tola postura de nosso presidente, do qual fui eleitor, em agregar-se com “Los Hermanos” não se justifica de forma alguma. O tão falado Mercosul já morreu faz tempo. A Argentina aumenta impostos e taxas; rompendo os acordos de forma unilateral sem que nada aconteça. O Uruguai e demais países tentam, a todo o momento, tirar uma “casquinha” de nossa política externa fraca e desprovida de ambições.
Paralelamente a isso, Hugo Chávez se arma até os dentes e avança com sua influência política, militar e paramilitar através do continente, usando as FARCs como bode expiatório. Os EUA corrompem e aumentam sua influência e presença nos países vizinhos. E, de quebra, há a reativação da Esquadra do Atlântico Sul.
Enquanto isso, nossos políticos lenientes e preocupados apenas com suas fortunas e suas reeleições, promovem um verdadeiro desmantelamento de nossas Forças Armadas que hoje têm praticamente um status de mendicância institucional. Tal o estado de penúria e falta de equipamentos.
Estamos nus e nos achamos o centro das atenções. E, ao olharmos em volta, do meio da multidão ouviremos uma voz de criança gritando: “O Rei Está Nu!”
Então será tarde demais…
Será mesmo que tudo escrito aqui é um exagero?
Pense nisso.
erros, fronteiras, guerra, mercosul, minerais, perigo, políticos, racasso, recursos
****************************************
Texto originalmente escrito em: Visão Panorâmica
ESN: 16675-080201-838850-87
É proibida a reprodução do todo em de parte sem a expressa autorização do autor.